Caverna de Cristais gigantescos descoberta no Mexico

“Floresta de Cristal” Subterrânea gigantesca descoberta em uma imensa caverna, em Naica, embaixo do Deserto de Chihuahua, no México

O Professor Iain Stewart teve um raro vislumbre do espetáculo subterrâneo durante as filmagens para a nova série da BBC “Como a Terra Nos Fez” (How Earth Made Us).

“Até que você perceba  os homens vestidos de laranja escalando por aí, é difícil compreender a importância extraordinária da descoberta desta floresta de cristal subterrânea no México.

Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

É “a Capela Sistina dos cristais”, diz Juan Manuel García-Ruiz.

Fontes: http://news.bbc.co.uk/  e  http://www.natgeo.com.br/

“A cerca de 1.000 pés ( 340 metros de profundidade) abaixo do Deserto de Chihuahua, no México, esta caverna foi descoberta por dois irmãos que trabalhavam em perfuração em mina de prata e chumbo na região de Naica.”

A Caverna dos Cristais no México surpreendeu geólogos, quando foi descoberta pela primeira vez no ano 2000. A câmara subterrânea contém alguns dos maiores cristais naturais já encontrados no mundo – algumas das estruturas de selenito cresceram para mais de 12 metros  de comprimento. 

O Professor Iain Stewart teve um raro vislumbre do espetáculo subterrâneo durante as filmagens para a nova série da BBC “Como a Terra Nos Fez” (How Earth Made Us).

“Até que você perceba  os homens vestidos de laranja escalando por aí, é difícil compreender a importância extraordinária da descoberta desta floresta de cristal subterrânea no México.

“A cerca de 1.000 pés ( 340 metros de profundidade) abaixo do Deserto de Chihuahua, no México, esta caverna foi descoberta por dois irmãos que trabalhavam em perfuração em mina de prata e chumbo na região de Naica. É uma visão assustadora.

Até 170 gigantes e luminosos obeliscos – o maior tem 37.4 pés de comprimento (12 metros)  e a altura equivalente a seis homens  juntos por toda a gruta como pilares emaranhados de luz, e a rocha úmida de suas paredes é coberta com ainda mais perfeitos aglomerados de afiadas lâminas de cristal.

Explorador ao lado  de um gigantesco cristal de gypsum. foto: R.D. Fisher

Cristais gigantes de gypsum com mais de 12 metros, nos níveis mais baixos da caverna da mina de Naica, no México

O maior dos cristais possui 12 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro, pesando 55 toneladas. A maior dificuldade é que a temperatura de 44ºC e a alta umidade – perto dos 100% – tornam impraticável a sobrevivência no local, sendo possível uma permanência de apenas 10 a 15 minutos, a não ser com a utilização de equipamentos especiais.

Existem dezenas de filmes sobre a caverna de Naica no YOUTUBE.

Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.