6 invenções da Primeira Guerra Mundial usadas até hoje

Certamente as guerras são eventos trágicos. Travadas para defender geralmente os interesses das elites que controlam o mundo, como vimos recentemente no Afeganistão, no Iraque, na Síria e tantos outros lugares. Mas as guerras trazem consigo o desenvolvimento de tecnologias, que podem posteriormente ser usadas para finalidades que tornem o dia-a-dia de todos melhor. Algumas destas invenções você pode conferir abaixo:
 

1- Bolsa de Sangue

Se você realmente acreditava que esta era uma invenção antiga, você estava muito enganado! Apesar de ser quase elementar e essencial o fato de armazenamos e consequentemente podermos oferecer sangue a quem precisa, a realidade é que a bolsa de sangue só foi inventada durante a Primeira Guerra Mundial.

Isso porque foi nessa época, devida a grande necessidade, que descobriu-se que o sangue misturado com nitrato de sódio não coagulava, e por consequência poderia ser preservado e guardado.

2- Máscara de gás

Como foi durante a Primeira Guerra que os países passaram a investir no desenvolvimento de armas biológicas e químicas, tornou-se necessário o desenvolvimento de um equipamento de proteção contrs esses gases e pestes.

Atualmente as máscaras de gás são muito utilizadas durantes conflitos entre protestantes e a polícia, assim como também é utilizada em pesquisas e laboratórios.

3- Arame farpado

Até pode parecer que o arame farpado é bastante trivial. Afinal, a impressão que temos é que ele provavelmente sempre existiu, desde os primórdios da civilização.

Mas a realidade é que ele só foi desenvolvido com o objetivo de prender os soldados dentro de suas trincheiras, para mais tarde capturá-los como reféns – ou executá-los!

4- Tanque de guerra

Foi durante a Primeira Guerra que esses potentes equipamentos de guerra foram desenvolvidos e aprimorados. Durante a ocasião, eles eram utilizados para abrir trincheiras e também para fazer a locomoção de soldados em áreas de grande periculosidade.

5- Zíper

Dá para acreditar que o zíper não existia antes da Primeira Guerra? Bom, zíper foi inventado nessa época, para solucionar um problema que era gerado pelo uso dos botões.

A necessidade era que os soldados fossem capazes de trocar suas vestimentas de uma maneira mais rápida e prática. E atualmente, praticamente não mais existe peça de baixo sem um zíper, não é verdade?

6- Absorvente interno

Se você é uma mulher, provavelmente, juntamente com o zíper, essa é a invenção que você mais utiliza e consequentemente que mais lhe faria falta nessa lista!

Porém se engana quem acreditou que esses dispositivos haviam sido criados para recolher e manter o fluxo no período menstrual! Ao contrário disso, quando esse dispositivo foi criado durante a Primeira Guerra, o seu objetivo era conter o sangue que surgia em virtude das feridas de guerra. (Para quem era baleado, deveria ser uma belezura, não é mesmo?)

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.