Descoberta misteriosa no Mar Negro: 41 navios naufragados e em perfeito estado

As peças estão praticamente intactas. Dá para ver detalhes e adornos jamais encontrados em navios da mesma época!

O Mar Negro foi uma das grandes rotas marítimas da antiguidade e, portanto, um cemitério aquático de muitos navios. Porém, ninguém havia visto esses naufrágios até agora. Uma expedição internacional, organizada pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, que investigava processos ocorridos por causa da mudança climática, descobriu acidentalmente 41 desses barcos afundados.

São embarcações que datam de 800 d.C. do Império Bizantino, navios de sultões e de comerciantes otomanos, navegantes venezianos e todos os tipos de barcos que passaram pelo Mar Negro entre os séculos IX e XVIII, sendo o mais recente de 1800.

O que surpreendeu os pesquisadores foi o incrível estado de conservação dos navios: era possível ver as marcas do cinzel, os rolos de corda e a decoração da madeira. Nunca antes se teve acesso a esse nível de detalhe em embarcações tão antigas.

Isso se deve às condições únicas da composição química das águas do Mar Negro: sua camada superior recebe oxigênio dos grandes rios europeus que desembocam nele. Mas, abaixo de 159 metros, há uma condição de anoxia, ou seja, de falta de oxigênio, que impossibilita a vida e também a oxidação da matéria.

O professor Jon Adams, fundador do Centro de Arqueologia Marítima da Universidade de Southampton, e que viajava no navio científico Stril Explorer, afirmou que as imagens capturadas com a última tecnologia de gravação 3D para estruturas submersas são únicas na história e permitiram a obtenção de modelos digitais completos, que podem ser manipulados e estudados como nunca antes.

Os barcos foram encontrados dispersos em uma área de 2.000 km², mas somente uma parte foi analisada. É provável que haja muito mais navios a descobrir.

Fonte: Clarín
Imagens: EEF

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.