Quem ganhou a corrida espacial? URSS ou EUA?

Embora um dos marcos mais lembrados da Era Espacial tenha sido a chegada do homem à Lua a bordo da Apollo 11, isso não significa necessariamente que os EUA tenham sido vitoriosos na chamada “corrida espacial”. Muitos foram os eventos significativos que determinaram a supremacia russa em matéria de exploração espacial, além das várias contribuições internacionais.

Tudo começou na Segunda Guerra Mundial, quando o lançamento da bomba atômica americana fez com que os russos quisessem desenvolver uma tecnologia que os colocasse em vantagem sobre os EUA. O resultado foi uma bomba tão pesada que precisou de um foguete mais poderoso para transportá-la. O projeto foi encomendado ao engenheiro Sergei Pavlovich Korolev, que concebeu o R-7 Semyorka: um foguete nove vezes mais potente que qualquer outro, mas pouco eficaz como míssil, e que por isso acabou sendo utilizado exclusivamente para a exploração espacial.

Em pouco tempo, a URSS colocava em órbita o primeiro satélite simples, o Sputnik. E, no mesmo ano, 1957, lançava o primeiro satélite tripulado por um ser vivo: a cadela Laika. Somou-se a esses dois grandes sucessos propagandísticos o lançamento da primeira cápsula tripulada por um ser humano na história. A Vostok deu uma volta no planeta em 1 hora e 48 minutos. Em 1963, a URSS também foi responsável pelo voo orbital mais longo (5 dias) até a presente data; enviou a primeira mulher ao espaço (Valentina Tereshkova); e, em 1965, Alexei Leonov foi o primeiro ser humano a fazer uma “caminhada” espacial.

Após a chegada dos americanos à Lua, em 1969, com o Apollo 11, os russos voltaram seu objetivo para a construção de estações espaciais, lançando, em 1971, a primeira estação espacial temporária da história, chamada Salyut. Em 1986, enquanto os EUA realizavam voos curtos, com ônibus espaciais, os soviéticos colocaram em órbita a primeira estação permanente, a MIR, um laboratório gigante suspenso no espaço.

Em 1991, a dissolução da União Soviética colocou em perigo a existência da MIR, e os EUA, com medo que seus engenheiros espaciais acabassem no Irã ou na Coreia do Norte, ofereceram à Rússia que se tornasse sua sócia na exploração do Universo, após três décadas de rivalidade. Foi assim que os americanos chegaram à MIR, e, depois, outros países aderiram.

Quando a MIR se desfez, ao retornar à Terra, em 2001, foi substituída pela Estação Espacial Internacional (EEI), montada em órbita e que se mostrou quatro vezes maior que a estação russa. A EEI é um verdadeiro legado das conquistas do programa espacial desenvolvido pela URSS durante mais de 50 anos de exploração do Universo.

Fonte: BBC

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.