Violência força Uber a mudar política de pagamentos no Brasil

A Uber teve de repensar seus métodos de pagamento no Brasil porque a criminalidade é alta demais no país.

Desde o ano passado, quando a empresa passou a permitir que as corridas fossem pagas com dinheiro, houve um aumento considerável na quantidade de ocorrências contra seus motoristas. Dados obtidos pela Reuters mostram que, se na primeira metade de 2016 havia uma média de 13 ataques por mês em São Paulo, de julho em diante o número subiu para 141.

O primeiro caso envolvendo assassinato no país ocorreu em setembro, também na capital paulista, quando dois adolescentes usaram contas falsas para enganar o motorista Osvaldo Luis Modolo Filho, que acabou morto a facadas. Desde então, a polícia contabiliza outros seis assassinatos, mas a imprensa reportou mais de uma dezena, enquanto os próprios investigadores acreditam que deva haver mais casos, já que o nome da empresa pode não ter sido citado em outros boletins de ocorrência.

O problema do pagamento em dinheiro é que ele dificulta o rastreamento; os adolescentes que assassinaram Modolo Filho tiraram proveito dessa peculiaridade. Só que cartão de crédito não é realidade para todos em países pobres, como o Brasil, onde somente 20% das corridas são pagas por meios digitais. No ano em que disponibilizou o pagamento em dinheiro no país, a Uber viu suas operações crescerem em 15 vezes apenas em São Paulo.

Quando o problema da violência começou a ficar evidente, a Uber negou que teria de fazer mudanças. Andrew Macdonald, que comanda as operações na região, chegou a dizer em uma entrevista que motoristas preocupados estavam assim por “emoção”. Agora, o próprio Macdonald reconheceu à Reuters que a declaração foi um erro.

Para mitigar os efeitos da violência, a Uber passou, ontem, a exigir que usuários informem seu número de CPF se não tiverem cartão de crédito. Além disso, a empresa estuda permitir que motoristas se recusem a aceitar pagamento em dinheiro e vai implementar um algoritmo que bloqueia essa modalidade para usuários que demonstrarem comportamento estranho — como cancelar muitas corridas, por exemplo.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.