Primeira corrida de carros autônomos termina em batida na primeira volta

No último sábado, 18, a associação de carros autônomos Roborace realizou a sua primeira disputa entre carros elétricos de corrida sem motoristas, em um circuito de rua em Buenos Aires. Participaram dela dois veículos de teste chamados de “DevBots”, mas a corrida terminou logo na primeira volta, quando eles se envolveram em um acidente.

De acordo com a organização, o carro que estava atrás entrou de maneira muito agressiva em uma curva, ao tentar recuperar a desvantagem, esbarrou no outro carro e acabou saindo da pista. Antes disso, porém, de acordo com o site automobilístico argentino Autoblog, os veículos tinham atingido velocidades máximas de até 185 quiômetros por hora enquanto disputavam a liderança. Felizmente, como a organização ressaltou, nenhum motorista ficou ferido:

Após sair da pista, o carro que provocou o acidente se chocou contra a mureta que protegia a estátua “As Nereidas”, esculpida pela artista plástica Lola Mora em 1903. Segundo o governo, contudo, a estátua não foi danificada.

Corrida de robôs

Como o Electrek ressalta, os carros ainda estavam em fase de testes, e a ideia dessa primeira corrida entre eles era justamente avaliar em qual nível de desenvolvimento eles estavam. No futuro, espera-se que a corrida seja disputada entre carros todos idênticos, mas cada um com seu próprio software de direção. No entanto, é necessário que a maioria dos veículos participantes tenha suficiente “inteligência” para conseguir chegar até o final da corrida.

Abaixo, é possível ver os carros andando pela pista no sábado, filmados pelo cinegrafista argentino Diego Zorrero:

Há também, no YouTube, um documentário que mostra o desenvolvimento dos carros autônomos. O trailer do filme pode ser visto abaixo, em uma playlist que inclui também seis episódios:

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *