Teriam os Hobbits existido de fato? Cientistas encontram evidências

Em 2004, arqueólogos encontraram na ilha de Flores, Indonésia, restos mortais de uma espécie hominídea incrivelmente pequena.

Com pouco mais de 1,10 metro de altura, o Homo floresiensis logo foi apelidado de “Hobbit”, em alusão aos pequenos criados por J. R. R. Tolkien e imortalizados nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Os hobbits da ilha de Flores têm sido alvo de debate há mais de uma década. Uns acham que se trata de um Homo sapiens que se desenvolveu sob determinadas condições, outros acreditam ser uma espécie completamente distinta.

Uma descoberta recente, no entanto, lançou uma nova luz sobre o assunto. Uma equipe encontrou, a 72 quilômetros de distância dos primeiros hobbits, fragmentos com idade aproximada de 700 mil anos – quase 500 mil anos mais velhos que os primeiros encontrados.

Os achados incluem seis dentes e o pedaço de uma mandíbula. O tamanho da mandíbula indica que o ancestral do hobbit era tão pequeno quanto seus semelhantes, o que leva a crer que a espécie já andasse por aquelas bandas há muito mais tempo do que se imaginava.

A novidade traz implicações importantes no entendimento sobre a dispersão humana e a evolução na região, além de quebrar a ideia de que o Homo floresiensis era apenas um Homo sapiens adoecido.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.