Restos de um continente perdido são encontrados no Índico

Uma equipe de cientistas encontrou sob as águas das Ilhas Maurício, no Oceano Índico, os restos de um antigo continente chamado Gondwana, que se desfez há 200 milhões de anos.

A descoberta foi publicada pela revista Nature Communications. O artigo afirma que os especialistas localizaram, debaixo da água e na ilha – de origem vulcânica – um grupo de rochas chamadas zircono, datadas de mais de 3 bilhões de anos de idade.

A presença desse mineral antiquíssimo contrasta com a juventude da ilha, que possui apenas 9 milhões de anos. Os cientistas acreditam que os restos de zircono são pedaços da crosta continental, cobertos posteriormente pela lava vulcânica.

Esses fragmentos de rocha seriam uma pequena peça do antigo continente de Gondwana, que se fragmentou da Ilha de Madagascar no mesmo momento em que Índia, Austrália, Antártida e África se separaram para formar o Oceano Índico.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Fonte: La Nación
Imagem: Shutterstock.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.