Quando a ciência trabalha para o racismo

Veja alguns casos em que teorias absurdas ajudaram a perpetuar o racismo na humanidade.

Ao longo da história, diversas teorias racistas foram elaboradas para justificar objetivos políticos. Apresentadas como fatos científicos, acabaram contribuindo e exacerbando o ódio e a intolerância.

Quem fez bastante uso da ciência racista foi Adolf Hitler. Ele construiu seu discurso xenófobo, que custou a vida de mais de 6 milhões de pessoas no século passado, inspirado nas teorias de Houston Stewart Chamberlain e do professor Alfred Ploetz. Esses pensadores defendiam a superioridade da raça ariana e propunham, com o objetivo de preservar sua pureza, a reprodução seletiva, o assassinato de crianças deficientes e a proibição de relacionamentos inter-raciais.

No século XVIII, inúmeros cientistas norte-americanos afirmavam que a pigmentação escura dos africanos era causada por uma doença genética similar à lepra. Com essa estanha hipótese, justificavam a cruel exploração de escravos e vários atos de racismo extremo.

A psiquiatria também contribuiu para a opressão racial nos EUA. No século XIX, o Dr. Samuel A. Cartwright cunhou o termo drapetomania, que definia a necessidade dos escravos de fugirem das fazendas como uma doença mental.

Fonte: Notimerica

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.