Encontrado fóssil de espécie desconhecida de dinossauro na África

Paleontólogos da Universidade de Ohio identificaram uma nova espécie de titanossauro — como é chamado um grupo de dinossauros herbívoros que habitava diversas regiões do planeta.

A maioria dos fósseis de titanossauros conhecidos foi descoberta na América do Sul. Mas os fósseis da nova espécie, batizada de “Rukwatitan bisepultus”, foi encontrada embutida na parede de um penhasco no Sudoeste da Tanzânia. Com a ajuda de escavadeiras e mineiros de carvão, os cientistas identificaram vértebras, costelas e ossos pélvicos do animal.

— As regiões do pescoço e dos membros anteriores do “R. bisepultus” são diferentes da de outros titanossauros — revela Eric Gorscak, coautor de um estudo sobre a espécie, publicado na revista “Journal of Vertebrate Paleontology”. — Identificamos a nova espécie na árvore genealógica dos herbívoros e determinamos o que esta espécie tem de particular e com que outras ela teria mais semelhanças.

Segundo o pesquisador, a diferença de habitats contribuiu para a diferença entre as espécies de titanossauros.

— O “R. bisepultus” é morfologicamente diferente de outros herbívoros do Norte da África, mas muito semelhante a outras espécies da África Subsarriana — conta. — Isso sugere que poderia haver uma barreira física entre estas duas regiões, fazendo com que cada uma desenvolvesse sua própria fauna.

Ainda é necessário colher novos dados sobre o ambiente africano daquele período, mas os pesquisadores acreditam que as espécies de titanossauros foram isoladas por desertos, grandes rios ou cadeias de montanhas.

A espécie identificada no novo estudo viveu há aproximadamente 100 milhões de anos, durante o Período Cretáceo. Ela teria um peso equivalente ao de “vários elefantes”, segundo a pesquisa.

A armadura óssea de alguns titanossauros poderia pesar o equivalente a 60 toneladas, o que as protegia de predadores.

Os titanossauros foram o único grupo dos grandes répteis herbívoros a se dispersarem por toda a Terra até o fim da Era Mesozoica, quando um meteorito atingiu o planeta e causou a extinção dos dinossauros.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.