Vin Mariani, o vinho com cocaína que os papas apreciavam no Vaticano

Desde 1860, quando o químico alemão Albert Nieman conseguiu isolar o componente ativo das folhas de coca, até sua proibição no século XX, várias propriedades terapêuticas foram atribuídas à cocaína.

O vinho favorito dos Papas Pio X e Leão XIII, por exemplo, continha cocaína em sua composição. Era chamado de Vin Mariani e foi inventado em 1863.

A bebida era preparada originalmente com vinho de Bordeaux e folhas de coca, mas, posteriormente, passou-se a utilizar cocaína já processada em sua confecção. O álcool presente no vinho funcionava como diluente e ativava a substância estimulante das folhas.

Afirmava-se que o consumo regular do elixir trazia energia, vigor e restituía a saúde em casos de debilidade crônica. Além disso, dizia-se que ele prevenia a malária e a gripe, era um antidepressivo eficaz e um analgésico poderoso.

Os cronistas da época contam que o Papa Leão XIII sempre carregava consigo um frasco cheio com a bebida. O pontífice chegou a dar uma medalha do Vaticano ao seu criador, Don Angelo.

A venda do Vin Mariani foi proibida em 1914, depois que familiares dos viciados iniciaram uma campanha contra a droga.

Fonte: SuperCurioso

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.