Novo bug no iOS permite travar e reiniciar iPhone com uma mensagem

Mais uma falha bizarra descoberta no iOS permite que o celular seja travado e reiniciado com uma única mensagem enviada pelo aplicativo Mensagens do iPhone ou do iPad. Para o travamento acontecer, basta receber a mensagem; não é necessário abri-la, e o usuário também não precisa realizar nenhuma ação.

A falha foi encontrada pelo desenvolvedor francês Vincent Desmurs. Ele conta que o problema ocorre quando a vítima recebe a seguinte sequência de caracteres: um emoji de uma bandeira branca, o número zero, um emoji de arco-íris e mais um caractere oculto descrito como um seletor de variação.

O vídeo abaixo mostra como o ataque funciona. O youtuber EverythingApplePro conta também que é impossível copiar e colar a sequência de caracteres em qualquer aplicativo do iOS, o que faz com que o app trave e feche imediatamente. Assim, a recomendação é de criar uma nota a partir do site iCloud.com e compartilhá-la pelo app Mensagens ou enviar o texto diretamente pelo aplicativo do Mac.

O desenvolvedor também nota que este método de ataque não funciona na versão mais recente dom iOS, a 10.2. Para quem realmente estiver comprometido em atrapalhar a vida alheia, existe outra alternativa que funciona com as atualizações mais novas do iOS, que incluem o download de um arquivo de contato que inclui estes mesmos caracteres; basta compartilhar o arquivo pelo Mensagens e o efeito será o mesmo.

Em seu blog, Desmurs conta que o problema é que o iOS tenta unir os caracteres em um só para criar uma bandeira de arco-íris, e que o defeito é justamente como a Apple lida com o quarto caractere oculto, o seletor de variação. É muito provável que o bug, que é bastante sério, seja corrigido em alguma atualização do sistema dentro de pouco tempo.

Via The Next Web

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.