Fósseis de ganso gigante pré-histórico sugerem que era um lutador

Uma pequena equipe de pesquisadores da Itália, Noruega e Áustria encontrou evidências de um antigo ganso extinto que viveu no que é hoje a Itália central. Em seu artigo publicado na Royal Society Open Science , a equipe descreve os fósseis encontrados, o que eles sugerem que o pássaro parecia uma vez e, possivelmente, como ele se comportou.

Os fósseis foram encontrados na região de Gargano, perto da cidade de Scontrone, no centro da Itália, um lugar que a pesquisa anterior mostrou ser uma ilha no Mediterrâneo durante o tempo que o pássaro estava vivo – aproximadamente 6 a 9 milhões de anos atrás. Seus ossos sugerem que pesava aproximadamente 22 quilos e ficou aproximadamente um metro e meio de altura. Mas suas asas eram talvez pequenas demais para permitir que o pássaro voasse.

Os pesquisadores sugerem que isso é comum na evolução, especialmente em ilhas onde as aves não mais dependem de vôo para escapar de predadores. O tamanho grande, observam os pesquisadores, também sugere que não era um pássaro aquático e talvez vivia em uma área florestada onde claramente não tinha problemas em encontrar comida suficiente para si e para sua prole. Suas asas também tinham botões carpal (pele dura e arredondada) no osso carpometacarpus (o um na extremidade semelhante à mão em humanos) – eles são usados ​​por pássaros modernos para lutar uns com os outros. Por essa razão, os pesquisadores sugerem que o pássaro antigo era provavelmente um lutador, também. Eles o apelidaram de Garganornis ballmanni.

Os pássaros modernos com os botões de carpal incluem também alguns patos e gansos que combatem geralmente um outro sobre direitos territoriais. Havia também outro pássaro, o solitário de Rodrigues, agora extinto, que era conhecido por lutar tão ferozmente que pares deles quebrariam os ossos uns dos outros. Os pesquisadores sugerem que G. ballmanni provavelmente evitou qualquer atacantes em virtude de seu tamanho grande, mas provavelmente também teria que lutar com os outros por outro recurso precioso: água fresca. Isso significaria que era provavelmente agressivo também, um traço que não é incomum em gansos modernos.

Os fósseis também representam os primeiros restos de pássaros que podem ser encontrados no local de escavação em Scontrone.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.