Astronauta diz ter ouvido um som misterioso de batida no espaço

Um astronauta chinês deu um depoimento intrigante a respeito de uma de suas viagens espaciais.

Em entrevista recente à China Central Television, Yang Liwei, a primeira pessoa de seu país a ir para o espaço, disse que ouviu sons estranhos enquanto estava a bordo da nave Shezhou 5. “Uma situação não-casual que encontrei no espaço foi uma batida que aparecia de tempo em tempo”, declarou.

De acordo com ele, o ruído não vinha de dentro nem de fora da nave, mas soava como se alguém estivesse batendo em um balde de ferro com um martelo de madeira. Liwei conta que ficou muito nervoso com o barulho. Ele afirma que olhou pela escotilha, mas não conseguiu identificar sua origem. O fato teria acontecido em 2003, ano em que Liwei se tornou o primeiro astronauta chinês (ou “taikonauta”, como são chamados no país). Curiosamente o som também teria sido ouvido por astronautas que participaram de missões nas naves Shenzhou 6 e 7 em 2005 e 2008.

As causas do barulho são um mistério. Especula-se que ele pode ter sido provocado por detritos espaciais atingindo a nave, apesar de uma ocorrência assim ser improvável. A explicação mais plausível para o ruído aponta para a expansão e contração da nave no ambiente de baixa temperatura no espaço.

Esse não é o primeiro caso de barulhos estranhos ouvidos no espaço. A tripulação da Apollo 10, em sua viagem em volta da lua em 1969 também escutou um assovio inexplicável, que parecia interferência de rádio. Provavelmente há uma explicação racional para o fenômeno, mas até hoje ela nunca foi encontrada. No caso das missões chineses, as causas podem estar no design das naves utilizada pela agência espacial do país. Felizmente todas essas missões foram bem-sucedidas. Seja lá o que tenha provocado o ruído, parece não ter colocado em risco as tripulações.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.