Planeta X estaria provocando inclinação no Sol

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia descobriram que o Planeta X, que pertenceria ao Sistema Solar, seria o responsável por causar uma rara interferência na inclinação do nosso astro.

Esse suposto novo planeta, também chamado de Nove, seria dez vezes mais pesado que a Terra, estaria localizado nas bordas do nosso Sistema Solar. O corpo celeste estaria influenciando o processo de órbitas de um grande número de objetos do Cinturão de Kuiper. Agora, um novo trabalho conduzido por pesquisadores da Califórnia, sugere que o Planeta X também poderia intereferir de uma maneira rara na inclinação do Sol.

O hipotético planeta, que ainda não foi identificado por nenhum equipamento, pode estar causando uma oscilação no Sistema Solar, dando a aparência de que o Sol está ligeiramente inclinado.

Todos os planetas orbitam num plano em relação ao Sol, mais ou menos dentro de poucos graus um do outro. Esse plano, com o Planeta X, no entanto, se transforma com uma inclinação de seis graus em relação ao Sol, que dá a impressão de que o próprio astro está desequilibrado. Até agora, ninguém tinha encontrado uma explicação convincente para o fenômeno. “É um mistério tão difícil de explicar que as pessoas simplesmente não falam sobre isso”, disse Mike Brown, astrônomo que previu a existência do Planeta X, com seu colega Konstantin Batygin.

O estudo com as novas descobertas sobre o Planeta X será publicado na próxima edição da revista Astrophysical Journal. A novidades também foram apresentadas na reunião anual da Sociedade Astronômica Americanade Ciências Planetárias, realizada em Pasadena, também na Califórnia.

Fontes: ABC, Caltech

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. ELE NAO PERTENCE AO NOSSO SISTEMA SOLAR, É DE UM SISTEMA SOLAR VIZINHO, TANTO É QUE SUA ÓRBITA É INVERSA AO NOSSO SISTEMA SOLAR, ELE PASSARA PELO POLO SUL PARA O POLO NORTE E NESTA PASSAGEM MUDARA A POSIÇÃO DOS POLOS , DA OUTRA VEZ QUE PASSOU O SAARA FICAVA NO POLO SUL E FOI DESLOCADO PARA OS TROPICOS E A ANTARTIDA QUE ERA TROPICAL VIROU O POLO SUL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.