Grande buraco coronal se abre na atmosfera solar e fica de frente com a Terra

A alguns dias atrás, um filamento de plasma havia se desprendido do Sol, o que causou uma forte Ejeção de Massa Coronal, que segundo especialistas, poderia encontrar o campo magnético da Terra em seu caminho.

E como se não bastasse, um enorme buraco coronal se abriu na face do Sol voltada para a Terra, lançando uma rajada de vento solar em nossa direção. O Observatório Solar Dynamics fotografou a estrutura em 08 de novembro:

Imagem registrada no dia 08 de novembro de 2016 às 14:45 UTC mostra um grande buraco coronal
que se abriu na face do Sol voltada para a Terra (na região inferior). Também é possível observar outro buraco coronal
menor, na parte superior do limbo solar, porém, este segundo não está de frente com o nosso planeta.
Créditos: NASA / SDO / AIA 211 / Helioviewer

A foto de capa e a foto acima foram registradas pelo mesmo instrumento, no mesmo horário (14:45 UTC), porém, utilizando diferentes níveis de onda. Na foto de capa, onde o Sol é visto com cor alaranjada, o comprimento de onda utilizado na captura foi 19.3 nm, que mostra a coroa solar e o plasma aquecido. Já na foto acima, onde o Sol aparece com cor violeta, o comprimento de onda utilizado foi de 21.1 nm, mostrando regiões ativas e a coroa solar.

Buracos coronais são regiões onde o campo magnético solar se abre, permitindo que o plasma, normalmente preso pelas forças magnéticas, escape para o espaço.

Segundo os especialistas do clima espacial, essa rajada de vento solar proveniente do novo buraco coronal deve atingir a Terra por volta do dia 11 de novembro, causando possíveis tempestades geomagnéticas menores, e claro, belíssimas auroras polares nas altas latitudes.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.