DTEK60, o smartphone Android da BlackBerry que veio pra disputar mercado

E a BlackBerry lançou mais um smartphone rodando Android: o DTEK60. É o terceiro aparelho da empresa canadense a rodar o sistema Android, depois do Priv e do DTEK50. Mas ao contrário do Priv, um belíssimo smartphone com teclado físico e tela curva, mas preço nas alturas, o DTEK60 (e também o 50) foram lançados com valores bem atrativos.

O DTEK50, por exemplo, pode ser encontrado na faixa de 300 dólares. E o DTEK60 pode ser encontrado na faixa dos 500 dólares. A configuração de ambos é muito boa, principalmente a do 60, que não fica muito atrás de modelos tops do mercado como o Samsung Galaxy S7 Edge. Aliás, as câmeras do DTEK60 são bem superiores às do S7.

Optando por usar exatamente o mesmo design encontrado no DTEK50, BlackBerry não investiu em avanços externos, voltando sua atenção e esforço para a produção interna do DTEK60.

Ainda assim, a aparência do eletrônico conquista quem é fã de vidro, material que protege a maior parte da carcaça. A mudança mais notável talvez esteja no painel posterior, onde agora há uma superfície extrassensível capaz de efetuar a leitura das impressões digitais dos donos.

Dentro do pacote, além do próprio BlackBerry DTEK60, há uma série de acessórios exclusivos do gadget, incluindo seu carregador, fones de ouvido, adesivo especial com o logotipo da companhia canadense, manual de instrução e o cabo de dados.

Apesar do foco da antiga RIM estar na modificação do sistema operacional – com ênfase em novas camadas de segurança no Android – a novidade conta com uma potente lista de especificações técnicas, seguida logo abaixo.

  • Tela de 5,5 polegadas
  • Resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels) para a exibição de conteúdo
  • 4 GB de RAM
  • 32 GB de memória para o armazenamento interno
  • Entrada para expansão de memória via cartão microSD de até 256 GB
  • Chipset Snapdragon 820, feito em 64 bits
  • Processador de quatro núcleos Kryo rodando em até 2,15 GHz
  • Adreno 530 como placa gráfica
  • Câmera principal de 21 megapixels com PDAF (autofoco em detecção de fase), HDR e lentes f/2.0 de seis elementos
  • Câmera frontal de 8 megapixels com lente grande-angular para selfies amplas
  • Porta USB Type-C
  • Dimensões de 153,9 x 75,4 x 7 milímetros
  • Peso de 165 gramas
  • Conectividade Wi-Fi (802.11 a/b/g/n/ac), Bluetooth 4.2 e GPS
  • Leitor de impressões digitais em sua parte posterior
  • Bateria de 3.000 mAh com suporte ao Quick Charge 3.0
  • Android Marshmallow como sistema operacional, modificado pela interface própria da BlackBerry

Na América do Norte, incluindo os Estados Unidos e Canadá, Europa e Reino Unido, BlackBerry DTEK60 acaba de ser lançado por US$ 499, ou cerca de R$ 1.566, usando a cotação atual do dólar como base de conversão, desconsiderando os impostos brasileiros.

No vídeo abaixo dá pra você ter uma boa noção de como é este smartphone. Confesso que babei assistindo – e olha que já sou usuário BlackBerry, apaixonado pelo meu Passport. Mas compraria esse BlackBerry rodando Android, sem pensar duas vezes.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.