Nativos da América do Norte reconheciam cinco gêneros sexuais

Houve um tempo aqui nas américas em que existiam homens e mulheres dos espíritos. Então, chegaram os colonizadores e muita gente morreu por seguir a própria cultura.

As tribos nativas da América do Norte encaravam a sexualidade de um jeito bem diferente do que a nossa atual sociedade. Na verdade, antes de a colonização e o cristianismo chegarem ao continente, as pessoas que apresentavam características de ambos os sexos recebiam mais valor que as demais, já que se acreditava que elas tinham a capacidade de entender as coisas das duas perspectivas.

Naquela época, eram reconhecidos cinco gêneros: homem, mulher, homem dos espíritos, mulher dos espíritos e transgênero. Para os europeus desse período histórico, a existência dos gêneros “dos espíritos” era algo abominável e necessitava ser destruído urgentemente. Inclusive, por isso, foram eliminados todos os vestígios que deixassem quaisquer registros sobre o assunto.

Ao contrário dos papéis sociais rígidos que o cristianismo europeu queria impor, os nativos valorizavam cada pessoa pela sua real contribuição à tribo. Nem mesmo os pais atribuíam um gênero aos seus filhos. Essas mesmas famílias se consideravam sortudas quando uma pessoa “dos espíritos” nascia no seu seio, já que isso era considerado uma bênção.

 

Fonte e imagens: lamula.pe

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.