Descoberta incrível: células dos filhos estão alojadas nos cérebros das mães

Os avanços tecnológicos estão ajudando a entender a complexidade biológica da reprodução humana. Descobertas recentes confirmam que o “milagre da vida” envolve questões que vão muito além da gestação de uma criança no útero materno.

Diferentes grupos de cientistas constataram nos últimos anos que pequenas colônias com DNA masculino podem ser encontradas em quase 60% dos cérebros femininos analisados. Os pesquisadores acreditam que se trata de células que migram da placenta para diferentes partes do corpo, com o objetivo de protegê-lo de doenças.

O fenômeno é conhecido como “microquimerismo”. A hipótese mais difundida explica que o DNA transmitido às mães gestantes continua vivendo nos órgãos mais importantes dos seus corpos, como o coração e o cérebro, décadas depois após a gravidez. Os cientistas acreditam também que os fetos podem receber material genético de gestações anteriores de suas mães e que, inclusive durante o desenvolvimento do bebê, poderá ocorrer a troca de DNA através da amamentação e da relação corporal íntima.

As implicações filosóficas dessas descobertas são enormes. Elas sugerem que diversas forças vitais, e não apenas uma, compõem o que entendemos como indivíduo.

Fonte: Barcelona Alternativa

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.