Encontrado impressionante mecanismo antirroubo na pirâmide de Quéops

Depois de vários milênios desde sua construção, o complexo de pirâmides de Gizé continua surpreendendo especialistas e o público em geral, confirmando que este é um dos monumentos mais enigmáticos que o homem já conheceu.

O complexo da Grande Pirâmide voltou a ser notícia por conta de uma descoberta digna de Indiana Jonas. Trata-se de um mecanismo de defesa engenhoso na pirâmide de Quéops, a maior das três do complexo de Gizé, no Cairo, Egito. A construção possui um verdadeiro sistema antirroubo que de antigo tem apenas sua data histórica.

O objetivo de tanta segurança era proteger contra saques a câmara mortuária do Rei Khufu – Quéops é o nome grego de Khufu, que é egípcio. O sistema seria simples: uma série de blocos espessos de granito, bloqueando o caminho para a câmara.

A descoberta ocorreu por meio de um estudo com novas tecnologias de escaneamento, em que foi possível perceber que os corredores que levam à câmara real são esculpidos com uma série de ranhuras em ambos os lados, perfeitamente alinhados e de tamanho e profundidade idênticos. A estrutura trouxe a ideia de que seriam sustentáculos, que, na época, funcionaram com uma porta blindada primitiva, formada pelos blocos de granito.

Mas será que era possível evitar os roubos?

Segundo o livro “The Complete Pyramids: Solving the Ancient Mysteries” (Lehner, 1997), a câmara funerária já teria sofrido roubos entre o fim do reinado de Khufu e a queda do Reino Antigo – em torno de 2134 a.C. Atualmente, há na câmara mortuária somente o granito vermelho, mas alguns pesquisadores acreditam que o tesouro real permanece lá muito bem escondido – há a hipótese de que existam câmaras secretas e, em 2011, um interessante trabalho com robôs foi realizado na pirâmide de Quéops para investigar “anomalias térmicas.”

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.