NASA encontra outro mistério em Marte

Um mistério paira em Marte deste que o robô Curiosity descobriu um minério que pode mudar nossa compreensão sobre passado do Planeta Vermelho. Trata-se de uma pedra chamada tridimita, encontrada em 2015, cuja análise foi publicada recentemente na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências. A tridimita é um dióxido de silício, também chamado sílica, que cristaliza a baixa pressão e temperaturas elevadas, superiores a 800 graus Celsius. Até onde nós sabemos, esse minério está associado a altas temperaturas e a condições observadas em vulcões com magma, que contêm uma grande proporção de sílica. Estes processos geológicos são o resultado de placas tectônicas e água na Terra, algo que, supostamente, não ocorreria em Marte.

O tridimita em Marte foi encontrado na cratera Gale pelo Curiosity, que identificou o minério em uma análise de raio-x. Após a confirmação de uma elevada concentração de tridimite nas amostras, a NASA começou a pesquisar processos terrestres que poderiam proporcionar uma maneira alternativa de produzir o mineral – algo que exista em Marte. De acordo com o artigo, não foi encontrada nenhuma alternativa possível.

Podemos estar errados sobre Marte

Outros pesquisadores começaram a buscar processos com temperatura mais baixa que poderiam produzir tridimita, mas, uma opção é que nós poderíamos estar errados sobre o passado de Marte. É possível que o planeta tenha sido muito mais geologicamente ativo do que pensávamos. Estes níveis de tridimita significariam também que Marte tenha tido muito mais água em sua superfície também – esta seria outra hipótese.

Marte é um ambiente muito diferente, e é possível que haja processos ativos lá que nós ainda não entendemos. Podemos não ter uma resposta para este mistério até que outro rover seja enviado ao planeta com novos instrumentos para pesquisa.

Pirâmide em Marte?

Como todos sabem, a Curiosity está em Marte desde 6 de agosto de 2012, e nesses anos já enviou para a Terra milhões de imagens. Algumas destas imagens, recentemente reveladas, mostra uma estrutura que se assemelha muito às pirâmides. Se isso realmente for comprovado, seria uma prova inconteste de que, algum dia, já existiu vida inteligente no planeta vermelho.

Pela imagem, especula-se que seja uma pequena pirâmide, do tamanho de um carro comum. Esse tipo de pirâmide é encontrada na Terra, como mostra o vídeo abaixo. Também há a possibilidade de que seja apenas parte de uma pirâmide, e que a maior parte esteja enterrada, sendo visível apenas seu topo.

Veja o vídeo e tire suas conclusões 😉

Fontes: Geek , PNAS.org

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.