Você que tem smartphone, sabe se tem nomofobia?

Mais de 50% dos usuários de dispositivos móveis sofreriam desta síndrome, de acordo com um estudo. Entre os sintomas estão taquicardia, irritabilidade e dor de cabeça.

Um estudo realizado pelo Post Office britânico e, posteriormente, reproduzido na Espanha pelo CEETA (Centro de Estudos Especializados em Transtornos de Ansiedade), afirma que mais da metade dos usuários de telefones celulares sofre de nomofobia.

O nome, proveniente da expressão em inglês “no-mobile-phone-phobia” se refere a sintomas de ansiedade vividos pelos usuários de celulares quando estes se encontram impossibilitados de utilizá-los.
Os sintomas mais comuns dessa síndrome incluem taquicardia, sudorese, pensamentos obsessivos, irritabilidade e dor de cabeça.

A pesquisa também chegou a outros resultados surpreendentes: 75% dos entrevistados afirmaram levar seu telefone ao banheiro e 30% disseram utilizar seu smartphone em reuniões sociais, enquanto 9% reconhecem checar seus aparelhos até mesmo em cultos religiosos.

Os especialistas explicam que o medo do isolamento social e o vício em estar hiperconectado continuamente são causados por uma autoestima baixa. Eles sugerem enfrentar a fobia aumentando, aos poucos, as horas em que o afetado fica distante do telefone.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.