O tesouro viking de mais de 1.000 anos escondido na Escócia

Na Escócia, há um campo com um imenso tesouro viking escondido, que vem sendo explorado aos poucos pelos arqueólogos. São mais de 100 objetos de ouro e prata encontrados em Galloway e Dumfries, também conhecido como Tesouro de Dumfriesshire. A descoberta ocorreu no sudoeste da Escócia, em setembro de 2014, em terras da Igreja.

O tesouro foi descrito por especialistas como “umas das mais significativas preciosidades dos vikings já encontradas na Escócia”. O achado foi realizado por um entusiasta de detectores de metais, Derek McLennan, que relatou sua descoberta às autoridades.

Desde então, a área já foi alvo de inúmeras investigações científicas. Ali foram encontradas jóias e objetos vikings de outras partes do mundo, como um broche de prata da Irlanda e seda do que hoje é Istambul. Acredita-se que o tesouro foi acumulado em algum momento entre o século IX e o X. Seu valor estimado é de £1 milhão (R$ 5 milhões). As peças deverão ser avaliadas e depois adquiridas por museus escoceses.

Fontes: The IndenpentAncient Origins

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.