Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no mundo inteiro. Ele possui mais ou menos um bilhão de usuários, segundo relatos feitos pelo G1, em fevereiro deste ano. Como, praticamente, todo mundo já sabe, o aplicativo é utilizado para enviar e receber mensagens de texto, áudio e vídeo, além de documentos, entre outras tantas funções.

Por ser um aplicativo que usamos com muita frequência, é comum que muitas pessoas tenham o costume de apagar suas conversas, principalmente por questões de privacidade. Só que, às vezes, por conta dessa “mania” de deletar as mensagens, sem querer, uma outra mensagem importante, do trabalho, de algum familiar ou da namorada ou namorado, acaba sendo apagada sem querer. E então, o que podemos fazer para recuperar essas mensagens?

Existem alguns métodos que você pode tentar sozinho, como fazer backup dos dados do aplicativo utilizando o Google Drive ou algum backup local, isso fará com que as mensagens sejam salvas todos os dias às 2h da manhã. Quando você faz o backup das conversas, facilita a restauração das mesmas, por exemplo, no caso de trocar de aparelho celular. Para isso, seu aparelho precisa estar sincronizado com o Google Drive; estar com o Google Play Services instalado; ter espaço suficiente na conta do Google Drive para armazenar todos os dados; e seu telefone ter espaço suficiente para criar o backup.

Para realizar o backup siga os seguintes passos: 1) Abra o WhatsApp. 2) Vá em menu > configurações > conversas > backup de conversas. 3) Selecione a opção Fazer backup para o Google Drive. 4) Selecione em qual conta do Google deseja salvar o histórico de mensagens. 5) Para finalizar, toque em Fazer backup em, certifique-se de estar conectado a uma rede WiFi, para que não ter o consumo de seus dados móveis elevado.

É importante saber que: o primeiro backup para o Google Drive pode demorar um pouco, por isso é aconselhável deixar o telefone conectado à energia. Você também pode mudar a frequência com que o aparelho realiza o backup, acessando menu > configurações > conversas > backup de conversas. Além do que, toda vez que um novo backup for realizado, o anterior será substituído.

Agora, se suas mensagens foram “completamente” excluídas, você não possui backup de nenhuma delas e precisa recuperá-las, ainda é possível. Mas não é tão simples assim.

As mensagens apagadas do aplicativo não são completamente deletadas do aparelho (assim como não são também completamente apagadas do HD de um computador), sendo assim, o uso de técnicas forenses avançadas, permitem a recuperação das mesmas. O processo de recuperação das mensagens se dá através da criação de uma cópia bit por bit, transferindo-a para outro aparelho.

Dessa forma, um software será capaz de reestruturar os dados, tornando-os legíveis novamente. Para que uma mensagem seja apagada por completo, é preciso ser sobrescrita várias vezes, enquanto isso não acontece, os resquícios das informações estarão disponíveis para recuperação. Não apenas para mensagens no WhatsApp mas, para praticamente, todos os dados que estão gravados no aparelho.

Mas isso exige que você seja realmente muito nerd, muito curioso, pra fuçar na rede, encontrar e baixar esses programas. Nesse post não iremos aprofundar mais sobre isso. Melhor você prevenir e habilitar o backup, beleza? Ou então entregar seu smartphone para as autoridades policiais huehuehuhehue

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.