Roda robótica passa direto por cima de obstáculos

Embora as rodas redondas pareçam ter resolvido bem o problema de transporte desde o início da história, algumas situações especiais já exigiram a criação de rodas quadradas, rodas ajustáveis e até rodas inteligentes.

Usos especiais é o mesmo motivo por trás dos esforços de Jan Paskarbeit e seus colegas da Universidade Bielefeld, na Alemanha.

Eles criaram uma roda robótica capaz de se mover por conta própria, sem depender de um eixo de acionamento ou sistema de transmissão de força – ela foi batizada de “roda 2.0”, ou Ourobot.

Parecida com uma corrente de bicicleta, a roda robótica é formada por 12 segmentos motorizados individualmente.

Quando detecta um obstáculo, o segmento passa adiante a informação, fazendo com que os segmentos à sua frente se desloquem de forma apropriada para que a roda altere seu desenho e se conforme ao obstáculo, o que lhe permite subir gastando menos energia, ou descer sem sair em disparada.

Roda 3.0

Por mais que o conceito seja promissor, a equipe ainda está dando seus primeiros giros. A roda robótica ainda não é autônoma – sua energia é suprida por cabos e o processamento dos sensores e o controle dos motores dos diversos módulos também são feitos externamente.

Além disso, o Ourobot só consegue andar em linha reta – a roda 2.0 não consegue fazer curvas. Por isso, a equipe afirma já ter ideias promissoras para fazer uma “roda 3.0”, que possa ser onidirecional.

“Nós queremos desenvolver um robô que mude ativamente de forma, que possa se adaptar ao seu ambiente como uma ameba, capaz de se alongar e se encolher novamente,” disse o professor Axel Schneider, coordenador da equipe.

Bibliografia:

OUROBOT – A self Propelled Continuous Track Robot for Rugged Terrain
Jan Paskarbeit, Simon Beyer, Adrian Gucze, Johann Schroder, Matthaeus Wiltzok, Manfred Fingberg, Axel Schneider
Proceedings of the IEEE/ICRA 2016
Vol.: Page(s): 4708 – 4713
DOI: 10.1109/ICRA.2016.7487671

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.