Experimento obscuro da CIA usou agentes secretos “adormecidos”

Na década de 50, a CIA deu autorizou um programa de pesquisa de métodos de controle mental, baseado principalmente no uso de drogas psicodélicas.

Em 1953, a agência de inteligência norte-americana, por meio do diretor Allen Dulles, criou esse projeto por causa de boatos de que, na Guerra da Coreia, os soldados norte-americanos eram torturados com técnicas de “controle mental”. E para reverter essa “desvantagem”, o MK ULTRA desenvolveu métodos, com base em drogas, para o interrogatório de pessoas detidas e para a criação de “agentes adormecidos” (pessoas que não sabem que são agentes até sua memória ser ativada com uma chave), quase sempre sem o consentimento dos envolvidos.

O projeto central se ramificou em 140 subprojetos, que contaram com a participação de universidades, prisões, hospitais, bases militares, detetives privados e farmacêuticos.

Em 1973, o programa de experimentos foi cancelado e todos os registros e arquivos foram destruídos.

Em 2009, um grupo de veteranos do exército americano processou o Pentágono por atividades realizadas dentro do MK ULTRA, entre elas “o uso de tropas para testar gás nervoso, psicoquímicos e milhares de outras toxinas químicas ou substâncias biológicas e (…) a inserção de implantes septais no cérebro de indivíduos em (…) experimentos de controle mental que deram errado, deixando muitos civis e oficiais militares com deficiências permanentes”.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.