França ordena à Microsoft que pare de espiar usuários do Windows 10

A França não tem dado tréguas às empresas tecnológicas norte-americanas, e agora é a Microsoft que vê o seu Windows 10 ser alvo de um conjunto de críticas e da exigência de alterações que salvaguardem a privacidade dos utilizadores.

Desde o lançamento do Windows 10 que o mesmo tem sido criticado por não ser muito claro quanto ao tipo de informação que recolhe sobre o utilizador, mas agora as queixas vêm da Comissão Nacional de Proteção de Dados (francesa) que diz que a MS está indo longe demais.

Entre os pontos que a CNIL francesa exige estão coisas como:

  • Coleta de dados excessivos ou irrelevantes – referindo-se ao fato da MS recolher informação sobre todas as apps que se instalem no Windows 10 e o tempo que o utilizador passa em cada uma delas;
  • Falta de segurança – a opção para proteger um computador com um PIN de quatro dígitos, sem que haja limitação do número de tentativas;
  • Falta de permissão pelos utilizadores – o sistema de identificação da MS para publicidade faz o tracking dos utilizadores sem que estes tenham dado a sua permissão;
  • Cookies – também os cookies voltam a estar em causa, com a Comissão a dizer que a MS os utiliza em o devido consentimento dos utilizadores;
  • Transferência de dados para fora da UE – estes dados são enviados para os EUA, o que já não deveria ser feito após a decisão do Tribunal Europeu de Justiça em Outubro de 2015.

A CNIL dá três meses à MS para resolver estes pontos, e desse modo evitar sanções ou processos que daqui possam derivar.

Para os utilizadores de Windows 10, esta coleta de dados é algo que incomode e os faça procurar todas as muitas opções “escondidas” que permitem reduzir esta recolha de informações; ou simplesmente já nem se preocupam com isso e deixam que a MS (e outros) tenham acesso a tudo o que façam?

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.