Até onde as empresas devem respeitar a privacidade? BlackBerry critica Apple

A Apple prioriza tanto a segurança de seus aparelhos que recentemente se viu em uma longa batalha judicial nos Estados Unidos contra o FBI, que tentou de diversas maneiras fazer com que a Maçã aceitasse violar a segurança do iPhone pertencente a um terrorista. Mas, apesar de aparelhos seguros contra invasões ser algo positivo para os usuários, o CEO da BlackBerry declarou durante a Cúpula de Segurança da companhia que está “perturbado” com a decisão da Apple de deixar seus dispositivos cada vez mais seguros.

É isso mesmo: John Chen, CEO da empresa tão respeitada por conta da segurança de seus aparelhos, acredita que a Maçã esteja criando aparelhos “seguros demais” e passa a impressão de que a privacidade do usuário não deve ser preservada em toda e qualquer situação – o que pode ser preocupante para as companhias que ainda utilizam smartphones BlackBerry.

Ao ser perguntado sobre o que acha de as autoridades solicitarem a quebra de segurança de aparelhos tecnológicos, Chen teria dito que “um dos nossos competidores – nós a chamamos de ‘a outra companhia da fruta’, teve uma atitude que não importa o quanto isso prejudique a sociedade, eles não vão ajudar [a violar a segurança dos aparelhos]. Eu achei isso perturbador como cidadão. Acredito que a BlackBerry, assim como qualquer outra companhia, deve ter uma responsabilidade civil básica. Se o mundo está em perigo, nós devemos ser capazes de ajudar”.

Mas antes de concluirmos que a BlackBerry sairá fornecendo dados de seus clientes a torto e a direito sempre que alguma autoridade solicitar, Chen fez questão de explicar que acredita ser “necessário que haja orientações claras” sobre o quanto as companhias devem colaborar para com as autoridades nesse tipo de situação envolvendo a violação da segurança e da privacidade dos usuários. “Há um nonsense completo sobre o que nós podemos e não podemos fazer. As pessoas estão bravas conosco porque teríamos deixado o governo ter esses dados. Isso é um lixo absoluto. Nós não podemos fazer isso”, disse o CEO.

Fonte: The Inquirer

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.