Aliens podem estar bloqueando luz de estrela gigante

Somente uma megaestrutura alienígena poderia fazer com que uma estrela gigante sumisse e reaparecesse no espaço. Essa é uma das hipóteses dos cientistas liderados pela pesquisadora Beatriz Villarroel, da universidade de Uppsala, na Suécia. O grupo decidiu analisar o comportamento “estranho” de alguns corpos celestes e não descarta a possibilidade de que Aliens teriam construído uma megaestrutura avançada, capaz de alterar o padrão de algumas estrelas. O time já analisou cerca de 300 mil fontes luminosas monitoradas por meio de vários levantamentos e conseguiu identificar reduções luminosas dramáticas e até sumiços estelares suspeitos.

Tudo começou em 2009, quando o telescópio Kepler encontrou a estrela chamada KIC 8462852, localizada na constelação de Cygnus. Essa estrela está a cerca de 1.500 anos-luz de distância da Terra, é mais brilhante, mais quente e mais massiva do que o Sol. E, misteriosamente, ela some e reaparece no espaço de forma irregular.

Normalmente, as variações de brilho das estrelas são muito ligeiras – menos de 1% de escurecimento a cada poucos dias, semanas ou meses. Já a KIC 8462852 tem variação luminosa de 15% a 22% sem nenhum padrão identificado até o momento. Isso significa que algo muito grande está bloqueando a luz da estrela de tempos em tempos. Para se ter uma ideia, o planeta Júpiter só conseguira bloquear 1% da luz da estrela. Portanto, a presença de uma megaestrutura extraterrena não é descartada.

Para Villarroel e sua equipe, não é possível que algo simplesmente desapareça no universo sem deixar vestígios. Como não há uma explicação natural dentro dos padrões conhecidos, o grupo prefere acreditar na terceira lei de Arthur C. Clarke: “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.

Fonte: New Sicentist e Megacurioso

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.