Conheça alguns sintomas de doenças mortais

Muitas vezes sentimos ou vemos algo estranho em nosso corpo, mas de tão estranho, acabamos não dando muita atenção e deixando a coisa pra lá. Entretanto, se tais coisas voltam a acontecer, é importante que se verifique, que se vá ao médico, pois algo sério pode estar acontecendo sem você se dar conta. Separamos alguns destes sintomas que escondem doenças graves, a maioria delas rara. Vale a pena ler – e torcer pra não ter nenhum destes sintomas.

Esquecer de respirar

Quando a pressão começa afetar o cérebro, seja ele devido a um sangramento, um tumor em expansão ou até ao acúmulo de água dentro do cérebro (hidrocefalia), o cérebro é eventualmente pressionado contra o crânio, e isso muitas vezes afeta os centros respiratórios, localizados no tronco cerebral. Então, realmente as pessoas as vezes podem “esquecer de respirar”.

Danças descontroladas e esquisitas

Existem algumas doenças degenerativas que tem como sintomas movimentos descontrolados. São alguns movimentos bruscos que podem muito bem serem confundidos com uma dança. Tais movimentos são referidos como hemibalismo, e podem resultar na perda do controle inibitório do movimento.

Embora algumas pessoas possam achar engraçado essa condição (na verdade não tem nada de engraçado), ela é bastante debilitante e requer uma grande quantidade de medicamentos para fazer com que os pacientes não se movam tanto.

Hipersexualidade

Hipersexualidade e comportamento sexual inadequado fazem parte de um grupo de sintomas que da síndrome de Kluver-Bucy, uma doença rara, muitas vezes vista em pessoas que sofreram grandes danos nas partes do cérebro responsáveis por manter as emoções sob controle.

Infelizmente, não existe nenhuma psicoterapia ou medicação que pode curar essa doença. Esses sintomas são desejos sexuais que as pessoas tem por qualquer pessoa que seja, e até mesmo por objetos.

Testículos maiores que o resto do corpo

Imaginem ter os testículos maiores que o tronco do seu corpo? Tal condição é chamada de elefantíase, que também pode se referir ao alargamento dos pés, pernas e órgãos genitais. É geralmente resultado da infecção parasitária, feita por pequenos vermes encontrados em solo dos países africanos. Esses vermes enterram-se nas pernas das pessoas e bloqueiam a drenagem da água no corpo, levando a um acúmulo de água sob a pele.

Sensação de estar queimando

Hipertermia maligna é uma condição rara que ocorre após uma cirurgia, especialmente depois de tomar anestesia geral, onde a temperatura corporal pode chegar perto dos 41 graus, causando enormes danos aos tecidos. A hipertermia maligna geralmente é hereditária, e infelizmente a maioria das pessoas que sofrem dessa condição desconhecem que tem essa mutação até que eles fazem uma cirurgia.

Ser ferido pela luz solar

Não, não estamos falando de vampiros, mas sim de uma condição chamada porfirinas, um termo geral usado para descrever a acumulação de porfirinas no corpo. As pessoas com essa condição tem medo da luz, já que a luz provoca uma reação em sua pele que provoca uma dor intensa. Além disso, eles exibem uma aparência fantasmagórica pálida, principalmente devido a sua aversão a luz solar. Eles também tem medo de alho, pelo fato do odor forte agravar os seus sentidos. Felizmente essa condição é rara nos dias de hoje, e talvez a lenda de vampiros tenha nascido devido a essa doença.

Medo de água

Além do medo de se afogar e até de tomar banho, o medo da água, especificamente de engolir água, pode ser visto em pessoas com hidrofobia ou raiva. Isso porque o vírus da raiva desencadeia um espasmo muscular grave em torno da garganta. Aqueles que sofrem dessa condição tem uma grande dificuldade em engolir água, fazendo parecer que eles tem medo de água. A raiva é uma doença altamente fatal se não for tratada, e por isso existe aquela grande preocupação quando uma pessoa é mordida por um animal raivoso.

Auto-mutilação

Pessoas podem chegar a mutilar seus lábios, língua e dedos quando elas estão sofrendo da síndrome de Lesch-Nyhan (LNS). LNS é um problema de genética que envolve problemas com a capacidade do corpo reciclar o ácido úrico, um ácido que faz a reciclagem das células. O acúmulo de ácido úrico em áreas indesejáveis do corpo, como no cérebro, pode ter como sintomas a mutilação bruta do próprio corpo.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 3 Comments

  1. como medico e como leitor
    NUNCA mais faça um post que tenha conteúdo medico. É altamente desinformativo, sem referencias cientificas, pobre de conteudo e faz com que nossos plantões se encham de pessoas que acham que tem uma “doença mortal”, nos fazendo perder tempo explicando a elas o mal entendido enquanto poderíamos estar talvez ajudando alguém que realmente esta esperando por um atendimento medico de verdade
    reflita!

    1. Dr Ricardo, o sr está certíssimo. Não havia pensado sob esse ângulo. Não publicaremos mais nada nessa linha. Grato por sua crítica extremamente construtiva.

  2. Uma vez cheguei a ver um homem com Hemiballismus no pescoço. Ele movimentava a cabeça girando-a descontroladamente em um movimento frenético de cima para baixo. Na hora imaginei que era doença, mas não posso negar que aquilo gerou muitas risadas. Na verdade até hoje dou risadas quando lembro. Deve ser muito complicado viver com uma doença assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.