Ciência recria o milagre do vinho de Jesus

Não foi um milagre qualquer, mas a amostra da capacidade de Jesus de transformar substâncias, a pedido de sua mãe, Maria, durante um casamente em Caná.

Conforme está relatado no Evangelho de São João, depois de se negar, alegando que ainda não era o momento de tornar o fato público, Jesus finalmente cede e realiza o milagre. Ele pede aos servos que encham seis copos grandes com água. Quando o líquido chega ao organizador da festa, já havia se transformado em vinho.

O milagre do relato bíblico está no tempo: a transformação que normalmente leva, no mínimo, meses, ocorreu em um mero instante. Dois mil anos depois, de acordo com a Bíblia, um grupo de cientistas conseguiu reproduzir esse milagre.

A empresa Ava Winery, de San Francisco, nos EUA, afirma ter encontrado a maneira de converter água em vinho em apenas 15 minutos. “Recriamos vinhos a partir do zero, sabor por sabor, combinando seus compostos em um nível preciso. Sem levedura, sem fermentação, com controle infinito do sabor e do aroma”, explicam seus criadores Alec Lee e Mardonn Chua. Esse vinho sintético foi criado no laboratório por meio da mistura de etanol, compostos de sabor e aroma e água.

Para alcançar esse feito, eles analisaram milhares de compostos químicos que influenciam na textura, no sabor e no aroma do vinho, por meio da cromatografia de gases e espectrometria de massas. Os resultados foram avaliados por um sommelier profissional. Desse modo, segundo os pesquisadores, eles recriaram um milagre em laboratório.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.