Superbactérias poderão matar uma pessoa a cada 3 segundos

A grande ameaça da humanidade não está em um megatsunami ou num asteroide, mas em superbactérias que poderão matar uma pessoa a cada três segundos em 2050.

Esse é o quadro alarmante de um estudo encomendado pelo governo britânico, divulgado nesta quinta-feira, dia 20. Estima-se que, na metade deste século, 10 milhões de pessoas morrerão vítimas de infecções causadas por bactérias que serão resistente aos tratamentos por antibióticos. Desde o início do estudo Review on Antimicrobial Resistance, em 2014, mais de um milhão de pessoas morreram devido a este tipo de infecção.

Um dos problemas apontados pelo relatório é que não há pesquisas para o desenvolvimento de novos antibióticos por conta de seu altíssimo custo para os laboratórios. Os médicos também descobriram bactérias que resistem ao antibiótico usado como último recurso, a colistina, o que levou a um alerta sobre o risco de uma era “pós-antibiótico”. A investigação, liderada pelo economista Jim O’Neill, aponta como solução o investimento de ao menos US$ 2 bilhões para pesquisa para impedir que a medicina “volte à idade das trevas”.

Entre as medidas que precisam ser tomadas imediatamente estão uma revolução na forma como os antibióticos são usados e uma grande campanha para educar as pessoas. Além disso, o estudo também recomenda a redução do uso de antibióticos na agricultura e na pecuária – nos EUA, 70% dos antibióticos são usados em animais -, e promover o uso de vacinas e alternativas a antibióticos. Fora isso, por falta de testes para infecções, médicos receitam antibióticos para pacientes com infecções virais – ou seja, que não reagem a antibióticos, o que só piora a situação.

Fonte: G1 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br