Esfera de pedra misteriosa encontrada na Bósnia

A enorme esfera, que mede em torno de 1,5 metro de largura, seria uma evidência de uma civilização antiga.

Descoberta perto da cidade bósnia de Zavidovici, o objeto peculiar chamou a atenção do arqueólogo Semir Osmanagic cujos esforços para descobrir pirâmides em Visoko Valley lhe renderam uma reputação de Indiana Jones da vida real.

A recém-descoberta esfera, longe de ser uma peça única, seria parte de uma grande coleção de artefatos similares encontrados espalhados por toda a região ao longo dos séculos.

Infelizmente, a maioria dos outros objetos similares foram destruídos por caçadores de tesouros na década de 1970, devido a um rumor que sugeria a ideia de que havia ouro escondido dentro delas.

Especialistas sustentam que as esferas são o que restou de uma civilização antiga que existia há mais de 1.500 anos atrás, no entanto, ainda há dúvidas sobre se elas são mesmo feitas pelo homem.

Mandy Edwards, da Universidade de Manchester, acredita que as esferas são um fenômeno que ocorre naturalmente causada pela “precipitação do cimento mineral natural nos espaços entre os grãos de sedimentos.”

Provavelmente serão necessárias mais análises antes que será possível saber com certeza.

fonte: Arquivo UFO

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. Na verdade o fenômeno se chama esfoliação esferoidal, e é bastante comum no planeta, em ambientes específicos.
    “Processo de alteração intempérica desenvolvendo formas arredondadas concêntricas que se assemelham a cascas de cebolas, deixando, muitas vezes, blocos de rocha sã (boulders) perfeitamente arredondados no meio do solo autóctone ou da rocha parcialmente alterada.

    A esfoliação esferoidal se dá em rochas maciças e relativamente isotrópicas (basaltos, granitos, gabros, grauvacas..) que são inicialmente mais atacadas nos cantos de blocos fraturados, evoluindo em etapas de intemperismo progressivo no sub-solo para as formas arredondadas quando se formam as “camadas” de esfoliação variavelmente alteradas.
    A erosão do solo nessas regiões com esfoliação esferoidal leva, frequentemente, a formação de espetaculares campos de boulders arredondados.”

    http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/esfoliacao_esferoidal.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.