Fobos, uma das luas de Marte, está se partindo

Na última reunião anual da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana, ocorrida em National Harbor, em Maryland, foi apresentado um trabalho realizado pelo Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, que traz dados surpreendentes sobre fraturas detectadas em uma das luas de Marte.

Fobos, que orbita a apenas 6 mil quilômetros de Marte, está se rompendo lentamente. Antes, pensava-se que as marcas sobre a superfície do satélite eram causadas pelo impacto da cratera Stickney, resultado de uma colisão violenta e que quase destruiu a lua. No entanto, as últimas evidências determinam que as fraturas não vêm da cratera, mas de outro ponto próximo, o que poderia indicar sinais de uma falha estrutural capaz de destruir Fobos. Um dos cientistas responsáveis pela investigação, Terry Hurford, explica: “Acreditamos que Fobos já começou a se partir, e o primeiro sinal é a produção dessas ranhuras”.

Os pesquisadores acreditam que a lua é composta por escombros unidos por uma camada de pó de regolito, o que significa que o estresse gravitacional sofrido poderia estar causando as ranhuras observadas. Calcula-se que a ruptura definitiva ocorrerá dentro de 30 a 50 milhões de anos.

Além de Fobos, Marte possui uma segunda lua, chamada Deimos.

fonte: NASA

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.