O que acontece a um astronauta sem capacete no espaço?

Já vimos essa cena infinitas vezes na TV e no cinema, mas o que realmente aconteceria a um astronauta se ele fosse lançado no vácuo sem seu traje espacial? E a realidade é tão ou mais surpreendente que a ficção.

Primeiro, todo o ar de seus pulmões seria expelido a uma grande velocidade, causando a ruptura dos milhões de alvéolos do sistema respiratório. Segundos depois, ele sofreria as consequências da falta absoluta de oxigênio, conhecida como anóxia, enquanto seus intestinos seriam esvaziados. Em seguida, viria a lei de Boyle, que afirma que a pressão é inversamente proporcional ao volume: ao não ter pressão no espaço, todo o líquido do organismo entraria em ebulição (o sangue, a saliva, as mucosas do nariz e os olhos).

Além disso, o corpo se incharia completamente, até ter sua tensão igualada à do exterior, provocando uma dor intensa. Se ele estiver diante da luz de uma estrela, seu corpo todo se queimaria, junto com o cabelo e os pelos. Caso contrário, ele estaria a centenas de graus abaixo de zero, mas conservaria o calor, já que, no vácuo, ele não pode ser dissipado. Após 15 segundos dessa tortura, o sangue, sem oxigênio, chegaria ao cérebro, e o astronauta ficaria inconsciente. Supreendentemente, seu coração continuaria batendo por cerca de 3 minutos e meio, e, por isso, ele ainda teria chances de sobreviver.

via Gizmodo

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.