Neurocirurgião anuncia a possibilidade da vida eterna

Não é a primeira vez que o neurocirurgião italiano Sergio Canavera causa rebuliço na comunidade científica. Depois de anunciar, há alguns meses, seu projeto de transplantar uma cabeça humana, o especialista revelou, recentemente, que já tem data e local para a cirurgia – ela acontecerá em dezembro de 2017, na China. No entanto, Canavero foi mais longe ainda ao declarar que esse procedimento será o primeiro passo para alcançar a imortalidade humana.

Vários críticos se manifestaram em todo o mundo, apontando a impossibilidade de se realizar uma operação de tamanha complexidade. Já o médico e sua equipe se preparam há anos não apenas para enfrentar os contratempos que a operação pode apresentar, mas também para responder aos problemas legais que ela acarreta. É que os dilemas éticos que se abrem diante da perspectiva de tal avanço médico não são poucos: na China, por exemplo, ainda ressoam os ecos do escândalo sobre o uso de órgãos de presidiários mortos, sem o consentimento dos mesmos, para a realização de experimentos científicos.

Enquanto o mundo debate as implicações morais que aparecerão se o neurocirurgião for bem-sucedido em sua empreitada, o russo Valery Spiridinov, que sofre da rara doença degenerativa de Werdnig-Hoffmann, ofereceu-se voluntariamente para ser cobaia da operação. Apesar de muitos médicos terem declarado à imprensa que, no caso de o paciente sobreviver à operação, o processo de recuperação poderá ser “pior que a morte”, Spiridonov alega que está disposto a correr esses riscos, com a perspectiva de poder cuidar de si mesmo no futuro. Para isso, o russo terá sua cabeça separada de seu corpo por vários minutos, e ficará um mês em coma, se tudo correr bem depois da cirurgia.

Fonte: ABC

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.