Encontrados fósseis de trilobites de 365 milhões de anos

A fossilização – processo pelo qual são gerados os fósseis, que vem do latino fossilis e significa desenterrado ou extraído da terra – tem preservado por milhões de anos muitas espécies que, sem ter passado por esse processo, talvez não tomaríamos conhecimento de suas existências. Mas em alguns casos, muito raros, a fossilização faz algo ainda mais espetacular: ela preserva momentos.

Recentemente Błażej Blazejowski, do Instituto de Paleobiologia na Academia Polonesa de Ciências, teve a sorte de tropeçar em cima de um fóssil contendo um momento muito especial, que ficou eternizado no tempo. Ele compartilhou sua descoberta na última sexta-feira no jornal Scientific Reports.

Em um pedaço de xisto, escavado na pedreira Kowala, nas montanhas Santa Cruz, Polônia, revelou o que parecia ser um trilobite – um animal que vivia nos oceanos, semelhante a um grande inseto blindado – no momento em que este realizava a troca de seu exoesqueleto.

Submetido a Raios-X, foi confirmada a descoberta. Trata-se de um Trimerocephalus, um trilobite com cerca de 6,3 polegadas de comprimento e 3 polegadas de largura.

A mudança de exoesqueleto é, sem dúvida, um dos atos mais incríveis da natureza. Certas criaturas removem partes de seus corpos nesse processo de renovação biológica. Gatos e cães fazem com a sua pele (muitas vezes, enchendo de pêlos seu sofá). Galinhas fazem com as suas penas. Cobras com a sua pele. Mais notavelmente, muitos artrópodes, incluindo aranhas, caranguejos e insetos, eliminam todo seu exoesqueleto! Rasgando-se fora de seus corpos, eles emergem revitalizados e renovados, deixando para trás uma casca quase completa de seus corpos.

Mas esse inseto não surgiu renovado. Muito pelo contrário. Parece ter morrido no processo.

“O animal morreu dentro do sedimento logo após desembaraçar-se do velho exoesqueleto”, disse Blazejowski. “A causa da mortalidade, naturalmente, não é conhecida, mas pode ser devido ao estresse da mudança ou possivelmente, dado o contexto, a morte por hipoxia ou devido à toxicidade do sulfureto de hidrogênio no interior do sedimento.”

Os cientistas sempre assumiram que artrópodes antigos como trilobites comportavam-se de maneiras semelhantes aos artrópodes modernos, mas Blazejowski diz que esta descoberta é a mais antiga confirmação desse palpite.

fonte: Real Clear Science

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.