Anticoncepcional para homens com efeito de duração de 10 anos está em testes

Vez ou outra aparecem notícias sobre a chegada de um novo método contraceptivo masculino — obviamente, além da camisinha. A da vez é o Vasalgel, injeção que está sendo desenvolvida pela Parsemus Foundation. A ONG americana divulgou ter obtido ótimos resultados em testes com macacos e coelhos e afirmou que o medicamento pode chegar ao mercado em três anos, isto é, em 2017.

Não é que homens sejam egoístas ou despreocupados com a prevenção à gravidez, mas a questão é profunda e cultural. A pílula anticoncepcional feminina foi aprovada e passou a ser usada em 1960, há mais de 50 anos. Em todo este tempo a responsabilidade coube à mulher. A criação de um método contraceptivo masculino faria ambos os lados independentes.

A pergunta ainda sem resposta: você, homem, usaria um anticoncepcional?

Não há muitas pesquisas confiáveis sobre o assunto. Uma das melhores, feita Kaiser Family Foundation, é datada de 1997. Já passou muito tempo de lá para cá. Na época, 66% dos homens entrevistados disseram que topariam assumir esta responsabilidade. Por outro lado, eles sabiam pouco (20%) ou nada (50%) sobre métodos contraceptivos. Isso mostra que a maioria nunca nem se preocupou em saber sobre o tema.

Como funciona

Não é uma pílula anticoncepcional, como a feminina, e não é uma vasectomia, porque é reversível. O Vasalgel é um medicamento que é injetado nos vasos que levam o esperma na hora da ejaculação. Ele bloqueia o caminho e não deixa nada passar. O efeito é mais duradouro do que o de uma pílula feminina, então o procedimento não precisa ser feito todos os dias, mas pode ser revertido com um outro medicamento — e requer a coragem de aplicar o produto no local certo.

Quando chega? Quanto custa?

A Parsemus Foundation é uma ONG americana que diz investir em novos remédios que a indústria farmacêutica não tem interesse. Este anticoncepcional masculino, por exemplo, despertaria pouco interesse nas grandes corporações porque tem efeito de longo prazo — o sujeito não precisa refazer sempre o procedimento e, portanto, gasta menos.

Por isso mesmo a entidade depende de doações para prosseguir com as pesquisas. Ela disse ter recebido US$ 50 mil da David and Lucile Packard Foundation para desenvolver o Vasalgel, mas também pede ao público mais dinheiro, pois precisa de US$ 77 mil para completar os testes. Isso põe um ponto de interrogação sobre a credibilidade do estudo: sob a necessidade de conseguir mais doações, a ONG divulgaria resultados negativos?

Já foram realizados testes com macacos e coelhos, segundo a Parsemus. Três babuínos machos cujos vasos foram entupidos por Vasalgel acasalaram com dez a 15 fêmeas cada no mês passsado. Nenhuma engravidou. Com coelhos, anteriormente, deu o mesmo resultado. Agora os babuínos serão acompanhados por mais algumas semanas para que seja experimentada a reversão do efeito. Nada foi dito também sobre os efeitos colaterais. Em 2015 começam testes com humanos.

O preço do Vasalgel ainda não foi definido. Vagamente, a instituição afirmou que a injeção “não custará mais do que uma TV de tela plana”. E a perspectiva é colocá-lo no mercado daqui a três anos, em 2017, mas ainda não se sabe em quais países.

via GQ

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

  1. Tu tá de sacanagem mano. O anticoncepcional masculino já foi testado e aprovado a quase 20 anos. O problema é que as FEMINISTAS boicotaram, fizeram campanhas e o caralho a quatro pra que o mesmo não entrasse em produção porque o mesmo seria um catalizador da “sociedade machista”.

    https://www.youtube.com/watch?v=gFTU24EJ4T8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.