Por que gostamos tanto de zumbis?

Zumbis são um tema que sempre atraem a atenção das pessoas – de todas, não apenas de nós, nerds. Mas por quê isso acontece? Por que nos interessamos tanto por filmes, séries, histórias e jogos sobre zumbis?

O mito do zumbi surge com os rituais do Vodu. De acordo com os princípios do Vodu – religião afro-haitiana – uma pessoa morta pode ser revivida por um sacerdote ou feiticeiro. Assim, esta pessoa morta permanece sob o controle do sacerdote já que não tem vontade própria. Existe na tradição Vodu o “astral zumbi”, onde parte da alma humana que é capturada por um sacerdote e usada para aumentar o seu poder.

O zumbi é, então, um humano que foi transformado em outra coisa. Diferente da maioria dos outros monstros, que já “nasce monstruoso”, o zumbi pode ser o seu pai, a sua mãe, sua irmã, sua tia, seu amigão, que de uma hora para outra foi enfeitiçado/contaminado/mordido/transformado em zumbi. E o pior: você também pode se tornar um zumbi!

Não deixa de ter um lado humano. E quem não lembra das meninas em The Walking Dead que sentiam compaixão e alimentavam os zumbis com ratinhos? Da difícil decisão de matar um zumbi, quando era alguém conhecido?

Some a tudo isso aquela sensação gostosa de medo. Aquele calafrio percorrendo seu corpo. Aquela tensão ao entrar em cada sala, cada casa, cada prédio, nos games de zumbis. Você nunca sabe quando um zumbi – ou uma horda deles – surgirá querendo comer seus miolos.

Se você, como a gente, curte games com zumbis, não deixe de dar uma passada na Poki – só de zumbis deve ter quase uns 1000 jogos nesse site, sério! E pra todas as idades, desde jogos com “zumbis fofuxos” até “zumbi bad and very evils” 😉

Uma dica: experimente o Earn to die 2012. Nele, você se encontra em uma terra totalmente destruída pelos zumbis. Você tem apenas um carro simples, quase sem gasolina, e precisa alcançar seu objetivo no menor tempo possível, percorrendo o máximo de distância que conseguir, para ganhar dinheiro e melhorar o seu carro.

Afinal, quer algo mais divertido pra fazer enquanto espera em uma fila, em um intervalo de aula, durante uma viagem mais longa, do que eliminar uns zumbis?

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.