Peixe-Lua tem até 4 metros!

 

As profundezas do oceano ainda guardam muitos segredos para curiosos e pesquisadores. Um destes misteriosos desconhecidos é o enorme peixe-lua (também conhecido como Mola Mola ou Sunfish). Seu tamanho impressiona: é o maior peixe ósseo do mundo, variando de um a quatro metros de largura, e pesando até uma tonelada.

Estes peixes gastam quase metade do seu dia deitados e imóveis na superfície do oceano, aparentemente com a intenção de pegar alguns raios de sol. Mas até agora os pesquisadores não entendiam os motivos deste comportamento do peixe-lua.

Uma nova pesquisa indica que eles caçam os chamados hidrozoários marinhos, que são animais predadores, que possuem parentesco com as águas-vivas. O peixe-lua se alimenta dos siphonophores, um tipo de hidrozoário encontrado em profundidades entre 50 e 200m. Depois de sua caçada, eles nadam até a superfície para aquecer o seu corpo no sol.

Esta é a primeira evidência de que o peixe-lua se alimenta dessas criaturas em águas profundas. Anteriormente, acreditava-se que esse peixe comia apenas águas-vivas. Uma equipe liderada por Itsumi Nakamura, da Universidade de Tóquio, Japão, analisou vários peixes na costa do país, aos quais foram instalados termômetros para medir as mudanças na sua temperatura corporal. Câmeras com luzes também foram acopladas aos animais para saber exatamente o que eles caçam.

A pesquisa, publicada na revista Animal Ecology, aponta que o peixe-lua vai e volta, entre a superfície e águas profundas, durante o dia. Seus ciclos de mergulho profundo e aquecimento na superfície ajudam a maximizar o seu tempo de absorção de energia após as caçadas. Cada vez que eles tomam um “banho de sol” a temperatura do seu corpo é regulada.

 

Fonte: BBC

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.