Mozilla fará batizado digital para mulheres da zona rural do Rio Grande do Sul

A WoMoz, comunidade da Mozilla para para engajamento de mulheres no mundo da tecnologia, promoverá seu primeiro “batizado digital” no Brasil para 300 mulheres agricultoras da zona rural de Gaurama, município ao norte do Rio Grande do Sul, com 5 mil habitantes.

O primeiro evento do WoMoz no Brasil acontecerá de 2 a 6 de março com encerramento no dia 8 e março na cidade de Gaurama-RS. Uma pequena cidade com apenas 5 mil habitantes que percebeu a importância de ensinar a web e está investindo nisso de diferentes formas. Entre elas a revitalização do telecentro da cidade em uma zona rural e o batismo digital de quase 10% de sua população. Este será sem dúvidas um evento que será lembrado por muito tempo em toda região.

Gaurama é uma cidade muito pequena no interior do Rio Grande do Sul, nela a maior parte da população mora na zona rural. Isso dificulta e muito o acesso da população à qualquer tipo de tecnologia. Nos últimos tempos os computadores e a internet tem chegado a casa dessas pessoas da zona rural porém por medo e receio eles acabam ficando restritos ao uso dos jovens que residem nas casas.

A ideia do batismo é tornar a tecnologia mais próxima das pessoas que com receio das mudanças trazidas pelo avanço da internet e dos computadores, principalmente nos locais mais distantes dos grandes centros urbanos do país. No total, serão dez oficinas nas quais as participantes que nunca mexeram em um PC vão aprender a ligar a máquina, acessar e navegar na internet e descobrir como uma página da web é construída.

Gaurama é a cidade natal de Melissa Devens, uma das voluntárias responsáveis pelo WoMoz que se envolveu no projeto no ano passado para retomar a iniciativa no Brasil. O site tem como proposta principal estimular a participação e criar um ambiente agradável para mulheres dentro da comunidade da Mozilla da e também na área de software livre.

“Ele serve para incentivar e dar mais visibilidade para o trabalho das mulheres”, explicou. “Na tecnologia, a gente nota que a mulher ou é endeusada pelo homem, ou inferiorizada, do tipo ‘se fez errado, é porque é mulher’. Queremos quebrar esse estereótipo”. Segundo ela, a ideia central é criar um ambiente no qual mulheres desenvolvedoras possam se sentir acolhidas quando chega. “Quando uma mulher convida outra mulher para a comunidade, ela vai sentir que tem uma proteção”, diz.

O projeto WoMoz surgiu em 2009 dentro da Mozilla, mas passou por altos e baixos nos últimos seis anos, até ser retomado com força a partir do ano passado. O Brasil tem atualmente a segunda maior comunidade do mundo do WoMoz, com 10 mulheres envolvidas – o país fica atrás apenas da Índia, que tem hoje cerca de 12 pessoas no projeto.

O site também ganhou uma versão brasileira na semana passada, que foi finalizado pela comunidade durante a Campus Party Brasil. A versão em português da página tem como objetivo aproximar mais pessoas da inciativa, já que o inglês ainda é uma barreira de engajamento para muitas pessoas no país.

“Eu vejo um avanço no Brasil. As mulheres estão dando mais a cara a tapa e fazendo o que elas querem”, explicou. “Tem muito mais mulheres na tecnologia hoje do que tinha há um tempo, e isso é ótimo. Mas podemos fazer com que esse ambiente fique muito mais confortável para que venham mais mulheres. Não tem porquê ter uma maioria de homens no ambiente tecnológico”, conclui.

fonte: CanalTech e WoMoz

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.