Arca de Noé em escala reduzida é construída a partir de instruções de tabuletas de 4 mil anos da Mesopotâmia

A história sobre a Arca de Noé, contada no livro Gênesis, é uma das mais populares e curiosas da Bíblia. O que para alguns soa mais como uma fábula repleta de metáforas que não podem ser levadas ao pé da letra, para outros, de fato, trata-se de um projeto de engenharia da época. E se esse projeto da arca fosse executado, como ela seria?

Para o pesquisador Irving Finkel, curador do Museu Britânico, a resposta para esta pergunta está em tabuletas de 4 mil anos da antiga Mesopotâmia, no atual Iraque (clique aqui para ler, aqui mesmo no Nerdices, sobre a descoberta destas tabuletas). Ele levou 20 anos para traduzir as tabuletas que contam como a arca de Noé teria sido construída. No final, chegou a uma conclusão que gerou polêmicas: a arca seria redonda e feita com juncos. Com o projeto em mãos, ele e uma equipe construíram, recentemente, uma réplica da arca em escala reduzida – estima-se que a embarcação original deveria pesar em torno de 35 toneladas. A construção seguiu métodos artesanais, iguais aos que, teoricamente, teriam sido usados há 4 mil anos.

A arca foi construída em Kerala, no sudoeste da Índia, apenas com bambu, madeiras de árvores variadas como palmeiras, junco e betume indiano para impermeabilização. A embarcação tinha dois níveis: a casa no piso superior e área para animais no inferior. Contudo, quando a réplica da arca ficou pronta, nem tudo correu como o esperado: após o lançamento, a água começou a entrar e foi necessário o uso de uma bomba para fazê-la flutuar. Apesar do problema, o Irving acredita que a culpa é da má qualidade do betume indiano em comparação com o que era usado na época na Mesopotâmia. Na opinião dele, os babilônios eram perfeitamente capazes de projetar um arca “extremamente eficaz” e estável.

Tradição bíblica

De acordo com a história da Bíblia, Deus ordenou um dilúvio para acabar com o mundo por causa da maldade humana. Apenas Noé, considerado o único homem justo sobre a face da Terra, foi poupado da ira de Deus. Para tanto, ele recebeu a ordem divina para construir uma arca para salvar seus familiares e espécies de todos os animais da Terra. Em um determinado momento, Deus encerrou o Dilúvio e fez recuar as águas e as terras secarem. No fim, Deus e Noé fazem um pacto, cujo símbolo é o arco-íris, onde Deus promete nunca mais castigar a Terra daquela forma.

Fontes: RT, DailyMail

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.