Robô Beagle 2 é encontrado em Marte, 11 anos depois de seu desaparecimento

Uma cuidadosa e paciente análise de imagens do local, em Marte, onde o robô Beagle 2 deveria ter pousado, põe fim a um mistério que dura desde o final de 2003 sobre o seu destino. E permite concluir que o problema não foi uma aterrisagem falha, como se pensava até agora, mas uma falha no desdobramento dos seus painéis solares, anunciou em comunicado a Agência Espacial Europeia (ESA).

O Beagle 2 foi construído pelo Reino Unido e viajou para Marte a bordo da sonda Mars Express da ESA. Deveria ter aterrisado na superfície marciana em 25 de dezembro de 2003, mas nunca enviou notícias para a Terra. Foi dado como oficialmente perdido em 11 de fevereiro de 2004.

Em 2005, a agência espacial norte-americana NASA lançou a sua sonda Mars Reconnaissance Orbiter. E a partir de 2006, a câmera de alta resolução a bordo deste satélite, a HiRISE, começou a fotografar a superfície de Marte. São essas fotos que a equipe do Beagle 2, em colaboração com a NASA, tem estudado a analisado há anos, numa procura que culminou agora com a descoberta do robô desaparecido.

As pequenas dimensões do robô – menos de dois metros de envergadura com os seus painéis solares abertos – poderiam ter comprometido a sua detecção, tanto mais quanto o Beagle 2 se encontra “numa configuração [só] parcialmente desdobrada”, lê-se num comunicado a Universidade de Leicester (Reino Unido), cujos cientistas participaram na sua construção. Mas mesmo no limite do seu poder de resolução, a HiRISE permitiu identificar imagens de um objeto “compatíveis com o tamanho e a forma do robô” a menos de cinco quilômetros do centro da zona de aterragem prevista.

O problema com os painéis solares, refere ainda o documento, “pode explicar por que nunca foram captados quaisquer sinais ou dados vindos do robô, na medida em que teria sido preciso que os painéis solares estivessem totalmente abertos para que a antena do robô ficasse exposta e fosse capaz de transmitir e receber dados”.

Para os envolvidos, a descoberta do Beagle 2 prova que o robô conseguiu efetivamente pousar em Marte. “Beagle 2 foi mais bem sucedido do que pensávamos”, diz David Parker, da agência espacial britânica, citado no mesmo documento.

“Fico encantado por termos finalmente encontrado o Beagle 2 em Marte”, diz Mark Sims, da mesma universidade britânica, que participou no projeto desde o início. “Desde 2003 que, todos os Natais, eu me perguntava o que teria acontecido. O meu Natal de 2003 e o de muitos outros que trabalhavam no Beagle 2 foi estragado pela desilusão perante o silêncio do robô. E, para ser sincero, já tinha desistido de algum dia vir a saber o que ocorreu.” O líder do projeto, Collin Pillinger, da Universidade Aberta britânica, morreu em Maio de 2014.

fontes: BBC News e Público PT

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.