Misterioso asteróide 1999 RQ36 ruma em nossa direção

Vagar no espaço não é exatamente uma das atividades mais seguras. Que o digam os planetas, cometas, luas, asteróides, meteoros e meteoritos que já colidiram com outros corpos espaciais e se desintegraram. Nosso planeta mesmo recebe, diariamente, milhares de impactos de meteoritos.

O asteróide 1999 RQ36 (agora chamado 101955 Bennu) foi descoberto em 1999. Tem 560 metros de diâmetro. A 24 de setembro de 2182 vai passar tão perto da Terra que existe 1 probabilidade em 1000 de ele se chocar mesmo com a Terra! Ou seja, a probabilidade real de ele bater é de fato 0,00092 entre 2169 e 2199, mas dentro deste intervalo, a data com maior probabilidade será 2182.


Claro que a probabilidade irá mudar à medida que tivermos mais conhecimentos sobre o asteróide e a sua órbita. Há sempre uma pequena incerteza nos números devido a variáveis que ainda não conseguimos medir totalmente, como as influências gravitacionais de outros corpos no Sistema Solar, radiação termal do Sol etc.

Mas outra coisa chama atenção no asteróide 1999 RQ36

Foram divulgadas imagens pela agência espacial da Índia que mostram uma estranha forma neste asteróide, muito similar a uma pirâmide. Seria apenas uma formação rochosa? Ou de fato alguma coisa pode estar viajando neste asteróide rumo ao nosso planeta?

Veja esse vídeo que mostra algo muito parecido com uma pirâmide:

fontes: Astro.pt, ATS e dica de post feita pelo amigo Marivaldo 🙂

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br