Mudança na teoria da evolução: encontradas ferramentas de um milhão de anos

Cientistas encontraram, em um sítio arqueológico da África do Sul, um número grande de artefatos de aproximadamente um milhão de anos, todos feitos de pedra. Trata-se de uma importante descoberta realizada pelos arqueólogos da Universidade de Toronto, no Canadá, em colaboração com a Universidade da Cidade do Cabo, que obrigará pesquisadores do mundo todo a reverem tudo o que sabiam até o momento sobre as origens humanas.

Na verdade, essas peças foram descobertas em 2013, mas sua existência só foi informada recentemente, em um artigo publicado na revista PLOS ONE. Nele, os especialistas afirmam ter desenterrado dezenas de milhares de ferramentas de pedra, como machados, cunhas e outros itens pertencentes aos primeiros habitantes do local. Os objetos correspondem aos períodos Pleistoceno Inferior e Médio, ou seja, foram desenvolvidos por volta de um milhão de anos atrás.


Michael Chazan, do Departamento de Antropologia da Universidade de Toronto, afirma que o trabalho está apenas na sua etapa inicial. Espera-se que a conclusão do estudo permita redefinir a evolução dos ancestrais humanos na região da África do Sul.

Fonte: PLOS ONE

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.