Projetado drone para reprimir manifestações

A empresa Desert Wolf, com base na África do Sul, uma fabricante de equipamentos de defesa e segurança começou a vender um modelo de drone – pequena aeronave não tripulada controlada remotamente -, que dispara balas com spray de pimenta. As 25 primeiras unidades foram já vendidas para uma empresa de mineração africana (logo a PM de São Paulo e Rio de Janeiro deve encomendar, quando souber das novidades).

Segundo a empresa, o drone foi projetado para ajudar no controle de tumultos e pode enfrentar multidões de manifestantes sem colocar em risco a vida de policiais – já a dos manifestantes…


No site da Desert Wolf, podemos ler sobre o drone, um octacóptero, que tem acoplado a ele quatro dispositivos do tipo usado em armas de paintball, cada um com capacidade para disparar até 20 balas por segundo. O drone pode carregar até 4 mil balas e tem alto-falante para transmitir mensagens de advertência aos manifestantes e a multidão. A munição é composta de balas contendo spray de pimenta ou tinta (paintball) ou ainda balas de borracha. Além disso, dispõem de câmeras full HD e câmeras que capturam imagens a partir de sensores de calor.

Felizmente, muitos não aprovam o uso desse tipo de dispositivo para uso no controle de manifestações. Noel Sharkey, presidente do grupo ativista Comitê Internacional para Controle de Armas Robóticas, disse que o uso de drones para isso é um potencial risco para abusos na repressão a protestos. “Disparar balas de borracha de drones pode causar sérias lesões e até eventualmente matar. Usar spray de pimenta contra manifestantes é uma forma de abuso de autoridade e não deveria ser permitido”, disse Sharkey.

“Precisamos urgentemente de uma investigação da comunidade internacional antes que esses drones sejam usados amplamente”, acrescentou Sharkey.

Para saber mais sobre o drone.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.