Que animal devorou o tubarão de quase 3 metros na Austrália?

Caso semelhante ocorreu também na Austrália em 2009, quando tubarão foi achado com marcas de mordida impressionantes, vindas de outro tubarão com cerca de 6m de comprimento (Foto: Reprodução/YouTube/Everything Best)

As autoridades de Queensland, na Austrália, estão preocupadas após um “monstro” devorar um tubarão de 2,7 m que estava sendo monitorado na região, estipulando que a criatura responsável pelo episódio bizarro pode ter mais de 6 m de comprimento.

De acordo com a emissora “ABC”, banhistas foram alertados para ficarem longe das águas próximas de Stradbroke Island, um destino turístico bastante comum, até que o suposto tubarão gigante seja encontrado.

Em 2009, um caso semelhante ocorreu na mesma região, quando um tubarão com cerca de 6 m atacou outro animal da mesma espécie e, quando pescadores encontraram a carcaça, viram marcas impressionantes de mordida em seu corpo.


Pistas no monitoramento

Cientistas no país agora trabalham para descobrir exatamente qual seria a criatura que teria atacado um tubarão-branco de mais de 2,7 m de comprimento, que tinha recebido um sensor para a realização de monitoramento ambiental.

De acordo com o canal norte-americano “Smithsonian”, peritos estavam monitorando a criatura por quatro meses quando o localizador foi encontrado em uma praia próxima.

Ao analisarem os dados à época, os peritos descobriram que o tubarão estava nadando e que a temperatura do sensor era de cerca de 7ºC. No entanto, de repente a medição foi para 25ºC, indicando que o sensor só poderia estar dentro da barriga de outro animal.

Outro dado interessante foi que, após supostamente devorar o tubarão-branco, o sensor viajou 580 m para baixo do mar, antes de subir novamente e ser levado até a praia.

Tubarão branco colossal canibal?

Biólogos australianos que estão produzindo uma série de documentários intitulada A Caça pelo Super Predador, produzida pela Australian Broadcasting Corporation, revelaram suas análises e a conclusão a que chegaram.

Eles acreditam que o Super Predador que devorou a fêmea de 3 metros foi, na verdade, um tubarão branco colossal canibal. Se o nome não for assustador suficiente para você, pense numa criatura gigantesca, de 5 metros e 2 toneladas, que devora membros da própria espécie.

Os dados de temperatura e velocidade batem com os registrados nesse tipo de animal.

Mas e se o animal que devorou o tubarão for o temível megalodon, que se julga estar extinto? Ele poderia estar vivendo em águas mais profundas? Ou teria dado origem à outra espécie? Se for ele, seria algo como desse vídeo:

Para o mergulhador Emilio Hortmann Neto, o tubarão (ou seja lá que animal foi) que devorou deve ter bem mais de 5 metros, pois com esse tamanho não seria fácil devorar outro de quase 3 metros. “Pelo que os biólogos do Smithsonian calcularam, pra acontecer um ataque daquele jeito, o animal deveria ter por volta de 16 pés (5 m). Apenas 10% do fundo do mar é conhecido pelos humanos. A visibilidade é muito baixa, na água mais clara e próxima da superfície, não se consegue enxergar mais do que 100 m. Imagina conseguir mapear e ver tudo que tem em 3/4 de todo o planeta e em toda a profundidade que abrange. Muitas criaturas foram descobertas há pouco tempo, como a lula gigante, a lula colossal, o tubarao duende. Pelos instrumentos, houve uma mudanca repentina na temperatura corporal do tubarão devorado, de 4 graus pra 26. Isso só ocorre no caso do animal ser engolido de uma vez só. Acho muito dificil mesmo um de 5m fazer isso com um de 3m”, concluiu Emilio.

E você, o que acha? Tubarão canibal? Alguma espécie ainda não conhecida? Ou aliens? 😀

Gostou? Curta nossa fan page =)

fonte: INFO e G1. Dica de post do amigo Rodolfo 😉


Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 5 Comments

    1. Comentei isso com o Wlad hoje mesmo. Não duvido da possibilidade dele não estar extinto ou ter dado origem a outra espécie tão grande e agressiva quanto, mas que viva em aguas mais profundas, por isso nunca foi avistado.

  1. Será que não aconteceu algo óbvio e simples tipo… algum bicho atacou o tal tubarão e comeu APENAS o equipamento?

    1. Um animal atacar um tubarão branco é como um ser humano atacar um urso de mãos limpas, sem nenhuma chance para o atacante, este mundo existe coisas ainda que a mente humana não esta preparada para ver, e mesmo assim pensamos ser os soberanos.

  2. Nenhum “bicho” conhecido ataca e morde tubarão branco, com excessão do suposto “tubarão branco colossal canibal”, que pode muito bem ser outra coisa muito maior, do que os 5m calculados pelo tamanho da mordida encontrada no único outro registro que se teve até agora. O da foto que está na matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.