O jogo de vídeo game mais caro já produzido

Ah, como era boa aquela época do Pac-Man com fantasmas, amoras e um herói no formato de pizza sem um pedaço. Aliás, foi exatamente graças a essa pizza que o jogo veio como um insight em seu criador. De qualquer forma, Pac-Man de lado, os jogos evoluíram absurdos nos últimos 30 anos. Com efeito, essa evolução tem um óbvio custo – não é mais tão barato e artesanal como nos anos 1980.

É daí que tiramos a ideia para esse artigo.

Quantas vezes você precisaria ganhar na Mega Sena para produzir um jogo de vídeo-game hoje em dia? A gente ficou curioso sobre o assunto e descobriu que existe um site – mega-sena.org – que ensina a apostar melhor na loteria. Sendo assim, prepare seus dois reais semanais e veja quantas vezes você precisaria ganhar na Mega Sena (de acordo com o sorteio desta semana, R$ 8.000.000,00) para ser o novo Steve Jobs.

Star Wars: The Old Republic: 404 milhões de reais, lançado em 2011 para PC (ou 50 vezes ganhando na loteria). Esse é o número que você precisa saber.

Um grande risco que a Eletronic Arts teve – e que no final das contas não compensou. Para começar, o game demorou eras para ficar pronto. Sua produção – do primeiro rascunho até o produto na prateleira – demorou cerca de seis anos. O megalomanismo da Eletronic Arts vai além: cerca de 800 pessoas em quatro continentes foram empregadas na produção do game.

Se você acha pouco, piora: eram cerca de 4000 personagens. Três idiomas diferentes disponíveis para o jogador. Adivinha? Mais e mais gastos, haja vista que cerca de 1000 atores foram empregados para que as falas fossem gravadas.

Um tremendo tiro no pé é o que essa história toda virou – depois de um tempo, claro. O jogo foi bem recebido pela crítica e o número de jogadores pagantes foi à níveis lunares no primeiro mês. Contudo, nos meses subsequentes, eles diminuíram cada vez mais – forçando a Eletronic Arts a torna-lo gratuito para jogar. Comparado com Grand Theft Auto V (212 milhões de reais em custos de produção), SW: TOR mostrou que os MMORPG não são máquinas de fazer dinheiro como eram na década passada.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. E olha que é uma cópia da jogabilidade de World of Warcraft, eu jogo WOW e fui testar SWOR, é muito parecido a organização das quests, os controles, mas a movimentação dos personagens é um lixo (na minha opinião). Ainda prefiro World of Warcraft comparando os dois, pois a Blizzard cresceu com WOW, ela tem uma base de players muito grande para testar as mudanças e, apesar de StarWars ter um background legal por sua história nas telinhas, a Lore de WOW nos games é mais forte, afinal de contas a maior Wiki de games é de Warcraft.
    World of Warcraft vem perdendo muita gente, mas não acredito que seja apenas porque o MMORPG está perdendo força ou as pessoas vem perdendo interesse pela franquia, mas os lançamentos de jogos diferentes para públicos específicos vem crescendo juntamente com outras plataformas como Xbox e PS4, isso tem tirando uma grande fatia dos players que antes se dedicavam aos MMORPG.
    É minha opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.