Província na Itália decide mudar de Microsoft Office para LibreOffice

Esta tendência de renunciar aos softwares da Microsoft em favor de uma alternativa livre não é algo novo, mas que vem aumentando com freqüência onde governos e administrações locais necessários optam por reduzir despesas.

Uma das maneiras mais fáceis de cortar gastos é rever suas decisões relacionadas a TI, pois se pode substituir soluções proprietárias e caras por versões mais baratas ou mesmo livres. O melhor exemplo é a cidade de Munique, na Alemanha, que anunciou uma completa transformação ao adotar (e desenvolver) uma nova distribuição Linux e mudar para o LibreOffice para suas necessidades de escritório. Alegadamente, conseguiu economizar milhões de dólares no processo.

Agora, toda uma província da Itália decidiu substituir o Microsof Office pela versão gratuita chamada LibreOffice. Ambas as suítes de escritório tem um número de aplicações semelhantes, mas o LibreOffice é gratuito e tem uma licença muito branda.




Segundo o zdnet.com , as autoridades da província de Umbria começaram um projeto chamado LibreUmbria, que pretende fazer a transição de todo o aparato governamental regional do Microsoft Office para o LibreOffice. “Nós descobrimos que a maioria dos nossos usuários usa apenas 15 por cento de sua suíte de produtividade, mas você paga pelos outros 85 por cento também. É como se você tivesse uma Ferrari e só a usou para conduzir a 30km por hora no meio da cidade “, disse o Alfiero Ortali, chefe de TI na província de Perugia.

Italo Vignoli, um membro do Assoli, uma associação italiana de defensores do software livre e membro do Conselho de Administração da The Document Foundation, a organização sem fins lucrativos que está por trás da LibreOffice Suite, disse isto: “Neste momento, juntamente com Munique, eu diria que a LibreUmbria é a experiência mais avançada de migração no mundo “.

fonte: Softpedia

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.