Físicos realizam simulação bem-sucedida da expansão do Universo

Em agosto deste ano físicos fizeram um grande avanço na nossa compreensão do universo, realizando um experimento que reproduziu com sucesso um padrão que se assemelha a radiação cósmica de fundo. Este experimento foi conduzido na Universidade de Chicago contando com a ajuda de átomos de césio ultra-congelados.

“Esta é a primeira vez que uma experiência como esta simulou a evolução da estrutura no início do universo,” de acordo com o professor de física Cheng Chin, um dos autores neste projeto. O objetivo do experimento foi simular o Big Bang usando átomos ultra-congelados em um esforço para entender como o Universo evoluiu nas primeiras escalas de tempo. Falando timidamente, o experimento parece ter sido um tremendo sucesso.




A radiação cósmica de fundo (CMB) é uma das únicas coisas que temos para analisar a estrutura inicial do universo, e este CMB é uma espécie de janela, o que nos permite voltar no tempo a esse período mais volátil na história do nosso universo . Em última análise, ele nos permite puxar uma impressão digital do universo quando ele tinha apenas 380.000 anos de idade. Esta radiação difusa foi mapeada ao longo das últimas décadas. O mapeamento mais recente e mais detalhado da CMB vem do Observatório Espacial Planck e foi concluída no início deste ano.

Chen-Lung Hung, o autor do projeto, descreveu a metodologia do experimento da seguinte forma: “… sob certas condições, uma nuvem de átomos refrigerados a um bilionésimo de um grau acima do zero absoluto (-459,67 graus Celsius) em um vácuo câmara exibe fenômenos semelhantes aos que se desenrolou após o Big Bang. A esta temperatura ultrafria, os átomos se animam coletivamente. Eles agem como se fossem ondas sonoras no ar.” Essa ação das ondas de som pode ser observado na CMB.

O eco e ondulação do espaço-tempo criado no big bang foi exagerada no período de inflação rápida do universo. Estas ondulações reverberaram para frente e para trás e os átomos interagiram uns com os outros criando as bases para os padrões complicados que vemos no universo hoje. Este fenômeno é conhecido como “oscilações acústicas Sakharov”, o nome do primeiro cientista que o descreveu.

O universo simulado composto por uma nuvem de 10 mil átomos de césio, refrigerados a um bilionésimo de um grau acima do zero absoluto. Isso fez com que os átomos para formar um estado exótico de matéria chamado superfluido atômico bidimensional. Este universo simulado medido cerca de 70 mícrons de diâmetro, ou menos do tamanho de um cabelo humano. Mesmo que o universo tenha um diâmetro de cerca de 100.000 anos-luz emitida quando o padrão que reconhecemos hoje como a CMB, o universo simulado em escala muito menor se comportou exatamente da mesma forma que um grande universo.

fonte: Quarks to Quasars, dica do amigo Maurinho Medeyer.

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. o zero absoluto em graus celsius é de aproximadamente -273 graus, o valor colocado no post é o zero absoluto em Fahrenheit (-459,67).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.